Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Planejamento Estratégico Situacional (PES): relato de uma experiência de ensino-aprendizagem
Fernanda Maria da Rocha, Álvaro Kniestedt, Rosimeire Batista de Camargo, Cláudia Ribeiro da Cunha Franco, Vanessa da Rosa Guerra

Resumo


Este trabalho consiste em um relato de experiência da aplicação de uma metodologia de ensino do Planejamento Estratégico Situacional (PES), utilizada na Unidade de Produção Pedagógica (UPP) de Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde II, para alunos do 3º semestre do Curso de Graduação em Análise de Políticas e Sistemas de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A proposta incluiu a leitura do Plano Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, cidade sede do campus onde está alocado o Curso. A partir da leitura do referido Plano, uma situação-problema foi escolhida, e, a partir disso, foram desenvolvidos onze passos do PES, de acordo com o referencial teórico de Carlos Matus. Um grupo de alunas escolheu como problema a alta incidência de tuberculose em Porto Alegre, experiência que irá ilustrar esse relato. As dificuldades enfrentadas no controle da doença, elencadas pelo Plano Municipal de Saúde, despertaram, nas alunas, o interesse em estudar a situação, seguindo a metodologia participativa e democrática do PES. A cada semana, uma etapa do PES foi apresentada em aula expositiva pelo Professor, utilizando recursos audiovisuais. Após cada exposição, era oportunizado um momento para discussão no grupo de trabalho, e a partir disso, foi aplicada essa etapa na resolução do problema escolhido. A etapa desenvolvida era apresentada em aula, para a avaliação do professor e dos colegas, que retroalimentava o trabalho, proporcionando o avanço para o passo seguinte. A metodologia utilizada proporcionou a correlação da teoria com a prática, oportunizando aos alunos a aplicação de uma experiência de gestão, envolvendo todo o grupo na resolução do problema. A estratégia utilizada pelo Professor, de apresentar cada passo semanalmente, e formular o trabalho de acordo com a etapa anteriormente apresentada, facilitou a apropriação do conteúdo pelo grupo de trabalho. Os alunos foram protagonistas na condução de sua aprendizagem, guiada por uma metodologia ativa, envolvente e participativa, muito pertinente para um Curso de Graduação cujo foco é, sobretudo, formar tomadores de decisão, com consciência social e política.