Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Plano de Curso da Residência Multiprofissional: a experiência do INCA
Fernando Lopes Tavares de Lima, Luciane Souza Soares, Liliane Sant'Ana Mathias

Resumo


O Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) foi iniciado em 2010 e destina-se a especializar em Oncologia as seguintes categorias profissionais: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Sua abordagem pedagógica parte do empírico para o mediatizado; não separa método, teoria e prática; privilegia o educando como sujeito do processo ensino-aprendizagem, a diversificação dos cenários de aprendizagem, o uso de metodologias ativas e a avaliação formativa. Para tanto, se fez necessário construir um Plano de Curso que fosse orientado pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e que tivesse como objeto a construção de um profissional com perfil crítico e reflexivo, na perspectiva da indissociabilidade entre assistência, ensino, pesquisa e gestão, da flexibilidade na organização do curso e da interdisciplinaridade. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da construção deste Plano de Curso do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA, realizada em 2010 e 2011. A Área de Ensino Multiprofissional realizou o planejamento das atividades e organizou quatro oficinas para a construção de um eixo transversal, participando representantes de todas as profissões contempladas e representantes dos residentes. Posteriormente realizou mais sete oficinas, uma com cada categoria, para construção do eixo específico. O Plano de Curso estruturado de forma participativa entre a área de Ensino Multiprofissional, representantes dos serviços e dos residentes, conseguiu contemplar de forma mais integral, a atenção Oncológica e racionalizou a carga horária teórica e prática. Além disso, foi possível observar que, com a construção coletiva, o Plano de Curso foi mais bem compreendido e aceito pelos serviços do INCA, bem como pelos residentes, pois todos entenderam a sua lógica de construção e se sentiram incluídos no processo, sendo corresponsáveis pelo Programa. A utilização de oficinas participativas, com os diversos atores, para a construção do Plano de Curso da Residência Multiprofissional, possibilitou uma aproximação das diferentes categorias profissionais e um maior comprometimento por todos os envolvidos. Além disso, conseguiu aproximar-se da realidade dos serviços, inserindo seus limites e possibilidades e dando ao programa um caráter mais coletivo, realista e adequado aos objetivos de sua implantação.