Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Portfólio como instrumento de avaliação do aprendizado: uma experiência no ensino da Enfermagem sobre as doenças infecto-contagiosas
Igor Brasil de Araujo

Resumo


O portfólio tem sido utilizado em diferentes áreas de formação profissionalna área de saúde, cumprindo um papel importante em contextos educativos como estratégia que potencializa a construção do conhecimento de forma reflexiva, com vista a uma progressiva emancipação dos sujeitos em formação voltada para a problematização de situações do cotidiano e sobre o próprio processo de aprendizagem. Na formação em saúde, o portfólio tem sido utilizado principalmente em currículos que tenham a intensão de promover este processo reflexivo de troca de conhecimentos. Para estabelecer um mecanismo de avaliação discente e acompanhar a evolução do processo ensino aprendizagem, o docente da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II, que trata do estudo da Clínica e o cuidado em Enfermagem individual e coletivo ao indivíduo acometido por doenças Infecto-contagiosas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VII - utilizou a construção de Portfólio Reflexivo para o registro semanal das aprendizagens e das experiências mais significativas. A utilização do portfólio como instrumento avaliativo incentiva o processo reflexivo, a busca de materiais diferentes e atualizados sobre os temas abordados, o questionamento, a discussão, a análise e a proposição de soluções para os problemas envolvidos nos temas centrais em discussão. Para obter uma avaliação do método de ensino, foi realizada uma análise dos conteúdos dos portfólios construídos pelos estudantes, sobre o cuidado ao indivíduo acometido pelas doenças transmissíveis, sobre a fisiopatologia das mesmas, as ações de impacto individual e coletivo do cuidado, medidas de controle e prevenção, além do estímulo à auto-avaliação, à avaliação da didática do docente e das atividades realizadas. Apesar da divergência de concepções sobre o que seja o portfólio e a sua construção, por se tratar de um instrumento de ensino- reflexão subjetivo, a sua utilização evidenciou uma melhor compreensão acerca do processo ensino-aprendizagem do aluno de forma individual e subjetiva, podendo direcionar mais de perto quais as competência e habilidades cada um dos discentes poderiam buscar para comtemplar uma aprendizagem eficaz, em que a reflexão crítica contribuiu para a construção do conhecimento relativizado e aplicado à prática.