Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PRÁTICA PROBLEMATIZADORA NA GRADUAÇÃO.....FUNCIONA ?
Denise Herdy, Aída Regina Assunção, Ciriaco Cristóvão Atherino, Lia Silveira, Daniela Pimenta, Luciana Durante

Resumo


Nas disciplinas dos Cursos Médicos, o uso das aulas expositivas é constante. Querendo mudar esta forma impositiva de se trabalhar conteúdos especialmente nas disciplinas de pequena carga horária, como a Otorrinolaringologia, introduzimos a idéia da prática problematizadora.Objetivo: implementar uma metodologia ativa na apresentação de conteúdos relevantes para a graduação em medicina visando estimular maior motivação e participação dos alunos. Mais especificamente, estimular também mudanças na metodologia interativa e o desenvolvimento da capacidade crítica do alunato.Método: Aula montada sobre um caso clínico real, de forma semelhante a uma Sessão Clínica, destinada aos alunos do 5º. ano. É fornecido o texto e bibliografia para estudo 7 dias antes. Aula começa com exposição dos seus objetivos, apresentando-se, então, o caso. À medida que surgem novos problemas durante a apresentação ocorre a discussão e os novos tópicos são abordados, garantindo-se sempre que o conteúdo básico do assunto seja transmitido. Ao final da aula, cuja duração é variada, pede-se ao alunato que preencha uma ficha de avaliação em que comparamos a forma expositiva com este outro modo de apresentação. Os resultados preliminares desta ficha são apresentados.Resultados: dos 86 alunos matriculados, conseguimos preenchimento de 61 fichas (71%). Os resultados preliminares foram: abordagem do tema foi considerada profunda para 91,8% dos alunos que responderam ao questionário; o material fornecido foi suficiente para 85,24%, a exposição dos objetivos foi clara para 93,44%, os objetivos foram atingidos para 90,16%, a contribuição para o desenvolvimento da capacidade crítica foi significativa para 86,88 %, a forma de exposição das idéias foi clara para 98,36%, o incentivo à participação dos alunos foi grande para 83,60 %, a estrutura utilizada no desenvolvimento da aula foi adequada para 86,88% e a avaliação geral da aula foi boa e excelente para 98,36%, entre outros quesitos analisados. Além disso, muitos fizeram comentários escritos positivos sobre as aulas.Conclusão: tomando por base estas opiniões, achamos que é promissora a utilização deste tipo de metodologia, que pode se estender aos outros tópicos da Disciplina, o que configuraria uma guinada para a aprendizagem baseada em problemas.