Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Práticas de Educação Popular em Saúde vinculadas ao programa HiperDia: reflexões a partir de uma experiência de diálogo ensino-serviço
Desirée Louise Batista, Edgar Dantas, Ítalo José Araújo Silveira de Sá, Lucas Eufrásio, Pedro Cruz

Resumo


O HIPERDIA constitui um programa permanente cuja ênfase na promoção e prevenção em saúde está direcionada ao cuidado integral das pessoas com hipertensão e diabetes no âmbito do Sistema Único de Saúde, prioritariamente na Estratégia Saúde da Família. Na Unidade Saúde da Família (USF) Cidade Verde, em João Pessoa-PB, um dos principais problemas enfrentados é a desatualização dos dados cadastrais dos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), o que dificulta a construção do perfil epidemiológico da população e assim o planejamento de ações no que diz respeito à Atenção Primária em Saúde. Além desse problema, encontra-se a falta de informações básicas por parte da população, que muitas vezes resulta em tratamentos inadequados. Visando enfrentar situações como essas, durante o período de setembro a dezembro de 2011, estudantes do 2° período do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal da Paraíba, vinculados a disciplina Atenção Primária a Saúde do Módulo Horizontal A, empreenderam parceria com a USF no sentido de consolidar o Grupo “Vida Saudável” , participando do recadastramento de Hipertensos e Diabéticos adscritos à USF, oportunidade através da qual visaram principalmente inserir vivências de educação em saúde em meio as ações do HIPERDIA no âmbito da USF. O Grupo adotou a Educação Popular em Saúde como ferramenta metodológica para nortear o trabalho em suas atividades. Durante os encontros, a equipe foi divida em setores como preenchimento de fichas, rodas de conversa e verificação de altura, peso, cintura, glicemia em jejum e pressão arterial. Após as ações do Grupo houve uma significava redução do déficit encontrado no banco de dados cadastrais dos usuários com HAS e DM da USF, além da incrementação do conhecimento sobre essas patologias crônicas como o reconhecimento dos seus sintomas e lesões em órgãos-alvos, assim como os efeitos colaterais de eventuais medicamentos em uso. E conseguiu-se,dessa forma, promover um aumento na adesão ao plano terapêutico por parte dos usuários após as atividades perpetradas pelo Grupo.Tendo em vista o envolvimento contínuo da equipe de saúde no desenvolvimento das ações, acreditamos termos estimulado a inserção da Educação Popular em Saúde como elemento inspirador na construção do Grupo, bem como impulsionadora da re-significação da própria condução do HIPERDIA, de forma a valorizar com maior ênfase o protagonismo e o saber popular, e não somente a doença e os tratamentos.