Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Práticas de Enfermagem em educação e saúde no Colégio Estadual Cizínio Soares Pinto: um relato de experiência
Willian Alves dos Santos, José Luiz Cordeiro Antunes, Vivian Regina Windisch, Gabriela Velozo, Juli Jardim Manarte

Resumo


Caracterização do problema: A escola, espaço educativo direcionado ao aprendizado, é escassa na participação de profissionais de saúde e na implementação de estratégias de promoção em saúde. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do 6º período do Curso de Graduação e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, no período de agosto a dezembro de 2011, no estágio prático da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino I. As atividades estão ligadas ao “projeto guarda-chuva” o qual se iniciou com visitas prévias às escolas, sendo em Niterói, Rio de Janeiro. Realizou-se pesquisa de ambiência e entrevistas para visualizar a realidade no qual os indivíduos estavam inseridos, e com isso, poder construir um modo didático de educação em saúde adaptável e compatível com suas vivências. A intenção é demonstrar que o enfermeiro por possuir ações educativas embasadas em sua práxis, é de grande valia no campo da educação, sendo um potencial estrategista na área escolar em relação à saúde. Os sujeitos foram estudantes, na faixa etária de 16 a 20 anos, que cursavam o 2º e 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Cizínio Soares Pinto, situado na Avenida Roosevelt, nº02, São Francisco, Niterói, às sextas-feiras, de 08: 00h às 10: 30h. Na coleta de dados advindos das entrevistas viu-se a necessidade de discutir temas referentes à sexualidade, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Realizou-se 2 oficinas contendo os temas e 1 dinâmica (vestindo-se para a festa). Efeitos alcançados: Foi possível realizar debates sobre a temática, tendo em consideração as experiências vividas pelos próprios estudantes, o qual enriqueceu ainda mais o campo das oficinas. Através de aulas expositivas e materiais ilustrativos elucidamos de maneira didática todos os pontos chave, favorecendo a prática do autocuidado dos adolescentes, alcançando assim, a sensibilidade dos mesmos a potenciais riscos sociais e em saúde. Recomendações: Integrar a vivência universitária à prática de ensino no ambiente escolar permite ao acadêmico a construção de destreza no manejo da administração da educação. Implementá-lo no cotidiano universitário brasileiro irá fomentar a formação de um indivíduo holístico e de caráter educacional.