Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: AÇÕES DOS ACADÊMICOS DA EEAAC/UFF
Jorge Leandro Souto Monteiro, Raphael Monteiro Oliveira, Gabriela Velozo Gomes dos Santos, José Luiz Cordeiro Antunes

Resumo


INTRODUÇÃO: O Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense é um dos poucos a apresentar em sua formação a união entre bacharelado e licenciatura. Isto permite aos alunos desenvolverem atividades de educação em saúde nas escolas da rede pública de ensino. As disciplinas Pesquisa e Prática de Ensino I e II são responsáveis por essa abordagem, entre outras, e visam estimular o acadêmico através de uma análise situacional a realizar um levantamento das necessidades dos alunos e elaborar projetos que as atendam e contribuam para o seu cotidiano. Com base nisto, entendemos o processo de formação baseado em SCHÕN (1992) em que demonstra a necessidade de um profissional reflexivo, permitindo ser surpreendido pelo que ele e os outros fazem, refletem sobre os atos e, simultaneamente, procuram compreender a razão pela qual foram surpreendidos. Desta forma, este trabalho teve como OBJETIVOS a realização do levantamento das práticas educativas, realizadas nos últimos cinco anos, analisando e caracterizando as ações desenvolvidas pelos alunos. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter retrospectivo, onde para tanto utilizaremos como metodologia a análise documental baseada em relatórios existentes em nosso banco de dados das práticas educativas. RESULTADOS: Primeiramente, no que diz respeito às abordagens, foram realizadas observações do cotidiano dos alunos e do ambiente escolar, procurando fazer um levantamento das características da população, das necessidades educativas e os conhecimentos prévios dos alunos para que pudessem efetivar as práticas. Com relação aos métodos de ensino, utilizaram recursos como filmes, documentários, dinâmicas e atividades lúdicas a fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem de mais atraente. Em relação aos temas percebe-se que, de 2007 a 2011, os acadêmicos em seus projetos trabalharam em torno de três grandes eixos: a) Sexualidade, b) Violência e c) Saúde, Meio Ambiente e Hábitos de Vida Saudáveis, que refletem as necessidades das escolas. CONCLUSÃO: As práticas educativas em saúde nas unidades escolares revelam diversos temas que ainda precisam ser explorados, onde se encontra uma população a procura do conhecimento, que busca ser orientada em todos os sentidos. Portanto, concluímos que a educação em saúde não só dentro das escolas, como também em ambientes de disseminação cultural, pode se tornar um grande campo de atuação do enfermeiro como educador.