Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Práticas Interdisciplinares para promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas em escolares
Bruna de Oliveira Dora, Douglas Neves, Felipe Pivetta Carpes, Pâmela Billig Mello-Carpes

Resumo


Introdução: A promoção de saúde é um aspecto multifatorial; quando esta ideia é levada ao ambiente escolar, várias temáticas devem ser abordadas. Preocupações voltadas às crianças têm sido amplamente discutidas, requerendo um considerável destaque, uma vez que nesta fase o indivíduo está criando hábitos de vida, e experiências satisfatórias na infância e adolescência tendem a permanecer ao longo dos anos. Dentro desse contexto, buscamos desenvolver práticas interdisciplinares a fim de promover a saúde na escola, estimulando a obtenção de novos hábitos que visem a melhoria na qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas. Objetivos: Este estudo visa descrever as ações desenvolvidas para promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas em escolares da rede pública de Uruguaiana/RS. Metodologia: Participaram 150 estudantes de duas escolas da rede pública de Uruguaiana/RS, entre 10 e 17 anos, dividida em grupo intervenção e grupo controle. No primeiro momento, para avaliação do estado de saúde geral, utilizou-se instrumentos já validados referentes a avaliação de diversas áreas da saúde (saúde respiratória, saúde mental, fotoproteção, qualidade do sono, avaliação postural e avaliação física), com participação de professores e acadêmicos de diversos cursos da área da saúde. Para o grupo intervenção foram elaboradas atividades semanais, tais como oficinas, palestras, blitz, etc. procurando discutir diversos aspectos referentes à saúde. As intervenções ocorreram durante 16 semanas, enquanto para o grupo controle não houve nenhuma intervenção. Ao final os alunos foram reavaliados. Resultados: Durante os primeiros contatos foi observado que os escolares não visualizavam a ideia de ser necessária uma mudança no estilo de vida, não se mostrando muito dispostos a isso. Ao longo das intervenções todos apresentaram curiosidades sobre o tema saúde em geral, sendo bem atenciosos e participativos durante as práticas elaboradas. Ao final do período de intervenção percebeu-se um incremento nos conhecimentos em relação às práticas de saúde, de forma que a difusão de informações sobre saúde teve êxito. Posteriormente à análise dos dados poderemos verificar isto repercutiu em uma mudança perceptível nas condições de saúde dos alunos. Conclusão: As ações interdisciplinares propostas foram importantes para esclarecer aspectos das diversas áreas da saúde e sua relevância para o bem-estar e qualidade de vida e incentivar o interesse acerca desses assuntos.