Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Preceptoria em Enfermagem - nexos com a Pedagogia Histórico-Crítica
Verônica Caé da Silva, Ligia de Oliveira Viana, Claudia Regina Gonçalves Couto dos Santos

Resumo


Introdução: O estudo emergiu a partir da vivência da autora como preceptora em unidades de saúde que recebem estagiários. Objeto de estudo: A prática pedagógica desenvolvida pelo enfermeiro preceptor enquanto elemento participante na formação dos graduandos de enfermagem. Objetivos: Descrever a prática pedagógica desenvolvida pelo enfermeiro preceptor junto ao graduando de enfermagem e analisar as implicações da prática pedagógica do enfermeiro preceptor na formação do graduando de enfermagem. Método: Estudo qualitativo, descritivo, sendo o projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery/Hospital Escola São Francisco de Assis (EEAN/HESFA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob nº114/2010, em respeito à Resolução nº196/96 do Conselho Nacional de Saúde. O Estudo de Caso foi a estratégia metodológica usada. O cenário foi o HESFA e os sujeitos, 14 enfermeiros-preceptores dos alunos de graduação da EEAN. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a junho/2011. A partir da base conceitual, Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani, e das referências teóricas, os dados foram analisados e categorizados os resultados em unidades temáticas: Enfermeiro-preceptor: um sujeito social na formação dos alunos da EEAN; Componentes da prática pedagógica do enfermeiro-preceptor; As demandas que sinalizam uma prática pedagógica transformadora. Resultados: A atuação dos enfermeiros na preceptoria aos alunos da EEAN é uma realidade desde o início do trabalho no hospital. A principal atividade de ensino aprendizagem é a consulta de enfermagem. A dicotomia entre teoria e prática surge nos depoimentos, permeada pelos componentes da prática pedagógica - planejamento, avaliação, nº de alunos sob supervisão e a permanência do docente no cenário. Como demandas para transformação da prática, destacam-se a capacitação pedagógica para a preceptoria, a organização do serviço como espaço acolhedor aos sujeitos e a residência, como ampliação das atividades do preceptor. Conclusão: Os enfermeiros-preceptores participam das atividades práticas dos alunos durante o Curso de Graduação na EEAN/UFRJ, em vários períodos letivos. Portanto, supervisionam e orientam os alunos, realizando uma ação intencional educativa dentro do espaço de trabalho e de formação, na área e no momento da prática clínica.