Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Pró-Saúde II - UFSC: em busca da reorientação da formação em saúde.
Aline Bússolo Corrêa, Daiana Kloh, Kenya Schmidt Reibnitz, Tânia Regina Küger, Cintia de La Rocha Freitas, Magda do Canto Zurba

Resumo


Introdução: A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem desenvolvido ações de articulação entre ensino e serviço incentivando a geração de conhecimento e mudanças no setor da saúde e da educação. Este trabalho tem por objetivo conhecer as ações realizadas pelos cursos do Pró-Saúde II (serviço social, educação física, psicologia, nutrição e farmácia) da UFSC. Metodologia: Pesquisa qualitativa, descritiva exploratória. Coleta de dados documental, a partir dos relatórios enviados a DICON, no período de 2009 a 2011. Para análise de dados foi utilizado a Análise Temática proposta por Minayo (2010). Projeto foi aprovado pelo comitê de ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC sob parecer 2018/2011. Resultados Parciais: Houve melhorias da infra-estrutura dos cursos do Pró-Saúde II, estimulando a discussões para reforma e implantação de novas propostas de matriz curricular e incentivo a capacitação em novas metodologias de ensino. Foram organizados Seminários de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, com a participação de docentes, profissionais técnicos-administrativos, discentes e autoridades da UFSC, gestores, profissionais da rede básica, representantes de Conselhos Comunitários. Docentes do curso de Educação Física passaram a estar presentes na rede Docente Assistencial- RDA. Foi aprovado do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de psicologia, com ênfase especial em Psicologia da Saúde e Convênio SAPSI (Serviço de Atenção Psicológica- UFS) com o SUS/SMS. No curso de serviço social destaca-se a realização de oficinas para debater sobre temas transversais na formação do assistente social e como estes temas serão tratados no novo currículo. No ano de 2010 foi elaborada a I Mostra da Nutrição que surgiu com o propósito de apresentar e discutir a implementação da nova proposta curricular e estreitar laços com docentes, discentes, serviço e instituições parceiras, com intuito de integrar ações. A Farmácia encaminhou seus trabalhos de conclusão de estágio realizados no Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Centros de Saúde para a SMS de Florianópolis para possível utilização das informações no planejamento da Assistência Farmacêutica municipal. Conclusão: Atividades realizadas pelo Projeto Pró-Saúde II da UFSC demonstram o empenho em fortalecer a integração ensino-serviço promovendo a mudança nos processos de formação para o SUS de maneira gradativa e se consolidando com a implantação e avaliação de cada um dos subprojetos dos cursos, articulados de forma integrada.