Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Processo de introdução de metodologias ativas na residência de enfermagem do programa de saúde do adolescente
Andreia Fontes Paz, Marcia Mendes, Daniele Pimenta, Andrea Costa

Resumo


O Hospital Universitário (HU) é um cenário rico de ensino-aprendizagem que congrega diferentes profissionais de saúde, que precisam ir além do desenvolvimento de competências técnico-científicas rompendo com o modelo biomédico, precisam desenvolver competências político-gerencial, educacionais e de cuidado a saúde, visto que as transformações socioeconômicas reorganizam a sociedade gerando novas necessidades de saúde. Sabemos que no HU todas as situações-problemas vivenciadas pelo residente de enfermagem servem como matéria-prima para a construção do aprendizado, entretanto, nem sempre eles percebem este aprendizado. Neste sentido, a partir da participação no curso de formação pedagógica para a prática da preceptoria, oferecido pelo CDA/NAPRE do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) elaborou-se um curso para os residentes de enfermagem do programa de saúde do adolescente com objetivo de introduzir metodologias ativas no processo de residência de enfermagem, que permita desenvolver um pensamento critico e reflexivo, a partir da discussão de situações-problemas vivenciadas pelos residentes de enfermagem. O programa de residência de enfermagem em saúde do adolescente tem duração de dois anos e compreende 07 residentes, que desenvolvem suas atividades no Núcleo de Estudo da Saúde do Adolescente (NESA), da UERJ. Este curso de metodologias ativas compreende momentos presenciais e de educação à distância no ambiente virtual. Inicialmente acontece um período presencial durante a recepção dos residentes na unidade, com o objetivo de apresentar e discutir as metodologias ativas de aprendizado e um ambiente virtual de aprendizado para educação à distância e posteriormente a construção e discussão de situações-problema a partir da vivência profissional dos participantes e suas sínteses coletivas no ambiente virtual de aprendizado. A avaliação dos residentes se dá a partir da participação dos residentes nas atividades do curso. A idéia de introduzir uma metodologia ativa de ensino aprendizagem baseia–se na relação dialógica entre os atores da aprendizagem, que são os alunos e professores. Acredita-se que o curso permite o desenvolvimento de um aprendizado ativo, critico e reflexivo, através do trabalho coletivo e da realidade concreta experimentada pelo educando, dando voz e resposta aos problemas vivenciados pelos residentes durante o processo de residência.