Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS HOSPITALARES- CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO SUL DO PAÍS
Ana Eliza Belizario Rodrigues, Ana Eliza Belizário Rodrigues, Marysabel Pinto Telis Silveira, Neila Santini de Souza, Michele Bulhosa de Souza, Sandra Haas, Mariane Eduarda Sartor

Resumo


A administração de medicamentos é um processo multidisciplinar envolvendo diversas etapas, sendo importante discutir a complexa rede de fatores que envolvem tal questão para prevenir possíveis erros de medicação. Este trabalho é a descrição de um programa interdisciplinar entre os cursos de enfermagem e farmácia realizado pela Universidade Federal do Pampa/ UNIPAMPA- CampusUruguaiana/RS em parceria com o hospital da cidade com objetivo de promover ações educativas e de sensibilização para prevenção de iatrogenias resultantes de erros na administração de medicamentos. Metodologicamente a proposta baseia-se em levantamento de dados, revisão bibliográfica, sensibilização dos profissionais envolvidos com os medicamentos, confecção do manual de padronização e diluição de medicamentos do hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, cursos/oficinas para divulgação da padronização e também a atualização da padronização de acordo com as necessidades do hospital. Foram realizados três encontros de sensibilização e cinco turmas do Curso de Capacitação para os profissionais enfermeiros e farmacêuticos, técnicos e auxiliares, obtendo um total de 195 inscrições. Os cursos foram ministrados no próprio hospital, sendo abordados os fatores que norteiam as boas práticas na administração de medicamentos. A tabela da padronização das diluições dos medicamentos injetáveis foi confeccionada, apresentada aos profissionais, e já está sendo utilizada nas unidades. Ao término do curso foi utilizado questionário auto-aplicável com perguntas fechadas e abertas, para avaliação do curso. As opções de respostas foram: insatisfatório, fraco, regular, bom, ótimo e excelente. Após a análise dos questionários obteve-se um percentual de 47% que assinalaram as respostas ótimo e excelente. Nas perguntas abertas, houveram relatos como: “Procurarei informa-me sobre o diluente mais adequado (...)”; “Conversarei com meus colegas que não vieram, sobre os conteúdos aqui abordados (...)”; “Tentarei diminuir o uso da bureta, conversando com meus colegas (...)”. Portanto, as atividades desenvolvidas no projeto proporcionaram a construção de estratégias que auxiliam o profissional da saúde e a instituição na prevenção de erros de medicação por meio da confecção da padronização dos medicamentos, do manual de administração de medicamentos e da promoção de cursos de capacitação, procurando tornar estes eventos meios de aprendizado e atualização.