Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Projeto Interdisciplinar BH cidade sustentável: integração Universidade + Escolas Públicas: criação de rede em educação para saúde, com estudantes de Enfermagem da PUCMINAS Coração Eucarístico, para efetivação do cuidado com a cidade de Belo Horizonte
Maria Elizabeth Oliveira Silva, Robson Figueiredo Brito

Resumo


Este projeto interdisciplinar, que agrega as disciplinas do 2º. Período do Curso de Enfermagem da PUCMINAS – Coração Eucarístico, pretende trabalhar a integração e a parceria entre duas modalidades de ensino: público e superior público não estatal (PUC Minas) unindo dois campos diferentes do educar para construir possibilidades de diálogo entre os seus atores: alunos, acadêmicos e professores para que haja uma efetivação do que seja a educação para todos de maneira democrática e participativa. Uma das preocupações dos interlocutores deste projeto é despertar nos alunos, desses dois campos de saber, a perspectiva da construção de uma Cidadania com atitude Ética na Saúde, pró-ativa em direção ao cuidado, com a Cidade de Belo Horizonte, que vivemos, para que ela possa, realmente, se tornar uma Cidade Sustentável. Além disso, é missão da PUC Minas buscar parcerias, em todos os setores da sociedade e, principalmente, no que se refere ao desenvolvimento e sustentabilidade da Cidade que é o palco e cenário de seu nascimento e construção, uma vez que se preocupa com a construção de um mundo mais justo e fraterno. Essa Instituição de Ensino Superior tendo como pressuposto filosófico de educação a adoção de políticas que valorizem a Ética e a Cidadania, deve estar atenta aos Direitos Fundamentais da Crianças e dos Adolescentes preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990; para pautar suas ações educativas em direção à efetivação de projetos,nas suas diversas áreas de conhecimento e em especial na área da Saúde. Essas ações educativas organizadas a partir projetos de intervenção poderão ajudar alunos, professores das duas modalidades de ensino a construir e re-construir a nossa cidade (espaço de convivência entre todas as pessoas que nela habitam: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos) cumprindo assim o seu papel como agente de transformação de mentalidades e formadora de valores como, por exemplo, a cidadania integrada com outras modalidades do ensino público que, durante o ano de 2011, contou com a parceria de duas escolas de Belo Horizonte: a Escola Municipal Professora Helena Abdalla, situada na região nordeste e a Escola Estadual Madre Carmelita, situada na região norte da cidade. Diante desses pressupostos, Universidade e Escola, querem, juntas efetivar o Projeto BH Sustentável: relação Cidadania e Ética com a Saúde a partir dos seguintes objetivos: a)Efetivar ações educativas que possibilitem um trabalho interdisciplinar compartilhado entre profissionais envolvidos, alunos em potencial, escola pública e as turmas do 2º. Período Manhã e Tarde do Curso de Enfermagem do Campus Coração Eucarístico nas disciplinas: a) Genética Humana, b) Cuidar de Enfermagem na Urgência e Emergência, c) Cultura Religiosa I, d) Educação e Comunicação em Saúde, e ) Parasitologia, f) Fisiologia e Biofísica, g) Psicologia em Saúde; h ) Sociologia e Saúde com vistas ao desenvolvimento do Projeto BH Sustentável: relação Cidadania e Ética com a Saúde. C) Estudar os temas centrais ligados a relação Cidadania e Ética com a Saúde destacados no projeto de Cidade Sustentável; a) Cidadania b) Violência c) Ética d) Mortalidade Infantil e) Desnutrição f) Trabalho e Renda g) Urbanização e População h) Meio Ambiente i) Educação j) Mercado Cultural tendo como referência a obra: DIMENSTEIN, G. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil, 22ª. ed. São Paulo, Ática, 2009, 130 p. d) Ler e interpretar a realidade social, a partir da compreensão e do entendimento, do que seja o papel de um cidadão de fato e direito que se utiliza dos valores éticos e estéticos na Saúde com base, na obra Cidadão de Papel, para se situar como co-responsável pela divulgação e comunicação dos pressupostos fundamentais do ECA 1990 ( Estatuto da Criança e do Adolescente) entre os alunos e professores das escolas parcerias; e)Desenvolver ações educativas, a partir dos temas estudados, sob orientação docente, nas instituições parceiras levando em consideração, o grau de escolaridade e a faixa etária de crianças e adolescentes, que participarão efetivamente dessas ações, em escolas públicas; f) Participar de trabalho de equipe no sentido cooperativo e de responsabilidade na assunção de papéis e funções próprias do novo universitário em seu cotidiano, por meio do diálogo com os alunos das escolas participantes no projeto; Metodologia e sistematização do Projeto de Trabalho: a) Pressuposto téorico: Tomando como referência a posição teórica, que aparece nos estudos do grupo brasileiro, sobre Aprendizagem Baseada em Problemas[1] (PBL), da Escola de Saúde Pública do Ceará, para marcar o sentido da pesquisa-ação, nessa proposta, optou-se por compreender, os pressupostos filosóficos, presentes na construção de Mamede & Penaforte (2001) que orientam o ato de aprender e pesquisar, por problemas, situações reais, em sociedade, principalmente, quando estão ligadas à área da Saúde e Educação, cujo fundamento epistemológico, está baseado no desenvolvimento de uma metodologia educacional, envolvendo, professores e alunos para que, após levantamento e identificação desses problemas, possam, juntos, entrem em intimidade experiencial com a comunidade local, na intenção de realizar intervenção sócio-histórica. b)Estratégia de aprendizagem: uma estratégia de aprendizagem será desenvolvida pelos alunos, do Curso de Enfermagem, baseada em observação de problemas reais, encontrados na realidade educacional visitada, a respeito das 10 temáticas indicadas nesse projeto sobre a Cidadania, para ocorrer a apreensão de conhecimento que pautará sua ação educativa, pois, segundo Demo (2007: 07), o contato pedagógico escolar, somente, acontece quando mediado pelo questionamento reconstrutivo, que não se pode reduzir à simples competência formal de aprendizagem, mas na compreensão da ação de apreender o real, como processo de construção do sujeito histórico, que se funda na competência do conhecimento inovador, implicando, na mesma matriz, a ética da intervenção sócio- histórica e política; c)Educação para a cidadania: A educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar, as pessoas, dos dois campos de saber (Universidade +Escola) para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida, com Saúde, na Cidade, naquilo que está preconizado no dizer de KUNG (2001): ”A passagem de uma ciência sem ética para uma ciência eticamente responsável. A passagem de uma tecnocracia que domina as pessoas para uma tecnologia que serve à humanidade das pessoas. A passagem de uma indústria que destrói o meio ambiente para uma indústria que promove os verdadeiros interesses e necessidades das pessoas em harmonia com a natureza. A passagem de uma democracia formalmente de direito para uma democracia vivida, na qual liberdade e justiça são reconciliadas.” (KUNG, 2001, p. 40) Para realizar essa integração: educação cidadania e formação do profissional de saúde, engajado com a realidade, que se descortina na sua cidade, através dos valores expressos na missão da PUCMINAS: promoção do desenvolvimento humano e social dos alunos mediante a integração universidade e a sociedade através de posturas interdsiciplinares que articulem ensino – pesquisa e extensão para a construção do Projeto: BH Sustentável estará baseada na Pedagogia de Projetos, e no PBL (Aprendizagem baseada em Problemas) que necessariamente tocam em questões como: “A Pedagogia de Projetos visa a ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações aberto ao real e suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo ensino/aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos.” (VIEIRA, F. Magali. Pedagogia de Projetos: 1998: p. 1) “O PBL concebido como uma forma de aprendizagem colaborativa, na qual uma construção ativa de conhecimento, mas do que simplesmente um processamento, é o foco de atividades que considera a importância dos níveis de conhecimento prévios relevantes como condição necessária para o processo de aprendizagem MAMEDE, S. & PENAFORTE, J. Aprendizagem baseada em problemas. 2001: p. 87-90 Esse é um dos pontos que serão desenvolvidos no Projeto: proporcionar aos alunos, do Curso de Enfermagem, a construção do saber, ligado à Ética e a Cidadania, sob um novo olhar, a respeito da cidade sustentável, transformando, significativamente, a realidade e efetivando o seu papel enquanto aprendiz, porque é um cidadão, ator social, e como Enfermeiro em formação, pode zelar para o estabelecimento da Civilidade. O maior desafio para que se possa desenvolver esse instrumenta teórico-metodológico, com os acadêmicos de Enfermagem e, alunos das escolas parceiras, é ajudá-los a se comprometerem com o olhar para a realidade, sem perder de vista, a rede das relações sociais, que estão inseridas nesse contexto: Universidade+Escola. É fazer entender o sentido do homem, enquanto ser no mundo, através de uma possibilidade de intervenção sócio-histórica educativa, na realidade escolar, da cidade de Belo Horizonte, com base nos pressupostos apresentados considerando as seguintes competências, a saber i)Capacidade de estabelecer diálogo com as escolas parcerias respeitando sua construção de conhecimento em relação os temas ligados à Ética e Cidadania; ii)Capacidade de compreender que a feitura do projeto e o estabelecimento de práticas educativas devem ser feitas a partir da realidade encontrada nas escolas; iii)Capacidade de desenvolver uma escuta sensível do significado desses temas para os atores envolvidos nas práticas educativas; iv)Capacidade de entender que as praticas educativas que serão realizadas, nas escolas parcerias, são flexíveis e, por essa razão, sujeitas às mudanças e às criticas. Os Resultados obtidos nesse projeto: foram realizados 12 trabalhos de intervenção educativa nas duas escolas: seis em cada uma com temáticas que versam sobre o conteúdo do livro o Cidadão de Papel com destaque para a temática do Meio Ambiente que despertou nos alunos do 5º. ano, na faixa etária de 10 e 11anos, da Escola Municipal Professora Helena Abdalla a responsabilidade com a reciclagem do óleo de cozinha, através da produção do sabão ecológico com todos os aspectos de biossegurnça (os alunos de Enfermagem utilizaram-se de todos os instrumentos de segurança com as crianças no momento da produção do sabão na escola) um dos alertas feitos nessa intervenção educativa foi: “ a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera, um dos principais gases causadores do efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O óleo de cozinha que vai para o ralo da pia chega ao oceano pelas redes de esgoto. Em contato com água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano.” D’Avignon, Alexandre (2010) do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a feitura do sabão ecológico é importante porque se evita que o óleo de cozinha chegue aos rios e cause: degradação da água e impermeabilize o solo. Outro trabalho de intervenção educativa foi desenvolvido na Escola Estadual Madre Carmelita sobre Mortalidade Juvenil com a turma do 2º ano do ensino Médio que tratou de abordar: “De cada 100 mil jovens brasileiros entre 15 e 24 anos de idade, 43 morrem vítimas de acidentes, crimes ou suicídio provocado por arma de fogo, segundo a pesquisa “Mapa da Violência”, realizada em 65 países pela Organização dos Estados Ibero-americanos.”ONU, 2005)A intervenção foi no sentido de alertar os alunos que adotem comportamentos mais seguros e que fiquem menos vulneráveis a situações de violência como drogas, brigas, desentendimentos por causa de times de futebol, etc. Na avaliação das escolas temos o seguinte depoimento: “A Escola e a Universidade, quando, estão próximas da realidade social se tornam espaço de formação de cidadãos conscientes e por isso, preparam pessoas que saibam contribuir para a sociedade em que vivem, além de preservar o meio ambiente.” E os estudantes universitários: “As ideias foram transformadas, pois conforme li, informar, à população, não significa apenas falar o que deve ou não deve fazer, mas dizer isso sob uma forma educativa e dinâmica, na qual eles podem aprender brincando.” E esse outro depoimento: “O Trabalho Interdisciplinar acrescentou na formação de Enfermagem: conhecimento da realidade, distante de nossa vivência, proporcionando o contato com crianças e adolescentes de escolas públicas, para realizar um entendimento do tema: Ética – Cidadania e Saúde nos oferecendo a possibilidade de enxergar o mundo para além da Universidade, através do aprofundamento de cada tema desenvolvido pelos grupos sobre o que é, realmente, cuidar de nossa cidade.” Com essa proposta de trabalho interdisciplinar cujo eixo é a promoção e a propagação do desenvolvimento de ações educativas com ética e Cidadania para uma BH sustentável pode-se concluir que: a mudança nas formas de pensar e agir, em torno da questão ambiental, relacionada com a cidadania e a sustentabilidade, já começa, a acontecer no momento em que os alunos do Curso de Enfermagem, tomam para si a responsabilidade de aprender, em sua pesquisa participante, na Escola, através do processo de interação sócio–histórica: sabendo é possível modificar a dinâmica da racionalidade, quando se aprende com um método, o PBL, que estabelece que a inteligibilidade das coisas no mundo, se dão à medida em que se apreende a realidade social e a transforma em um problema exeqüível. A educação para a cidadania representa: a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas em defesa da vida para transformar as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da sociedade e de concretização de uma proposta de sociabilidade baseada na educação para a participação, segundo postula o Movimento Cidadania em Rede, na Saúde; e mais, esse cuidado com a Cidade deve ser traduzido em civilidade ambiental e tem de aparecer, em algum momento, na consolidação de praticas dialógicas e educativas que vão ao encontro ao pensamento sócio-interacionista na Universidade e na Escola, abertas, que estão dispostas a inaugurar relações inovadoras e questionadoras com o Saber, o Conhecimento e a Realidade, descortinando trabalhos interinstitucionais, em saúde, que tenham como foco comum: a construção da Cidadania em uma sociedade diferente da vigente, por mais u- tópico que isso possa parecer porque, tanto na Educação quanto na Saúde, deve-se manter acessa a chama da problematização dos sentidos de ser cidadão, a partir da e na realidade, isso é fundamental. [1] Tradução brasileira de Problem-Based Learning.