Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PERFIL DA ASSISTÊNCIA DE SAÚDE ÀS PUÉRPERAS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.
Lara Leite de Oliveira, Deise Maria do Nascimento Sousa, Igor Cordeiro Mendes, Luana Leite de Oliveira, Mirlene Kátia Holanda Góes, Camila Chaves da Costa, Ana Kelve de Castro Damasceno

Resumo


INTRODUÇÃO. Durante o clico gravídico-puerperal a mulher passa por diversas mudanças biopsicossociais, que interferem em toda a dinâmica familiar. No puerpério especificamente, que é definido como o período que sobrevém ao parto, essas mudanças ainda estão muito acentuadas. A puérpera tem que lidar com sentimentos e sensações das mais variadas. Diante disso, é necessário que haja profissionais e insumos de saúde bem preparados e qualificados na prestação da assistência, para que essa puérpera receba todos os cuidados clínicos necessários, bem como as orientações devidas. OBJETIVO. Identificar as condições da assistência de saúde à puérpera prestada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Fortaleza. MÉTODOS. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em uma unidade básica de saúde de Fortaleza, no período de março a dezembro de 2011. Participaram do estudo 63 puérperas. Os dados foram organizados e analisados por meio do Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 17.0. Foram respeitados todos os preceitos éticos e legais de pesquisas envolvendo seres humanos presentes na Resolução n.º 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). RESULTADOS. Em relação à estadia em alojamento conjunto 57(90,48%) relataram ter estado. Já quanto a visita puerperal domiciliar, apenas 6(9,52%) relataram ter recebido. 28(44,44%) realizaram revisão puerperal. Os principais profissionais de saúde que realizaram atendimento foram enfermeiro(40) e médico(25). As principais orientações que receberam foram sobre: Amamentação(62), Cuidados com Recém-nascido(61), Teste do Pezinho(60) e Consulta de Puericultura(52). E as orientações que menos foram realizadas são: Eliminações Vesicais e Intestinais(12), Cuidados com a Episiotomia(14), Deambulação(14) e Cuidados com a Mama(18). Com relação a satisfação as puérperas relataram estar: muito satisfeito 16(25,4%), satisfeito 28(44,44%), pouco satisfeito 17(26,98%), insatisfeito 1(1,59%) e muito insatisfeito 1(1,59%). CONCLUSÃO. Diante dos resultados apresentados, destacamos que a maioria recebeu atendimento em alojamento conjunto, mas não em visita domiciliar. Outro fator que merece destaque é que as orientações recebidas pelas puérperas não são completas. Mesmo com algumas falhas as clientes evidenciaram em maioria satisfação no atendimento. Dessa forma, podemos concluir que a assistência de saúde à puérpera é de qualidade, mas destaca-se que é necessário ainda significativas melhorias.