Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO RONDON - A INSERÇÃO DE ALUNOS DAS FACULDADES SÃO JOSÉ E A APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE DO PAÍS
Paulo André de Almeida Junior, Priscila Máximo Barreto, Mariana Capistrano Coutinho

Resumo


O Projeto Rondon é um projeto de extensão universitária de integração social criado em julho de 1967, coordenado pelo Ministério da Defesa e que conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC. O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários e professores e busca aproximá-los da realidade do País, distante geográfica e socialmente do seu contexto educacional. Além disso, também visa contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais contempladas com as operações. Extinto em 1989, ele foi retomado e reformulado pelo governo federal, sendo oficialmente relançado em janeiro de 2005. Na nova fase o Projeto Rondon empenha-se em desenvolver a capacitação de multiplicadores com as organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania; na organização e implantação de atividades comunitárias solidárias; na capacitação de educadores do ensino fundamental e médio para a prática de leitura, produção de textos e atendimento a portadores de necessidades educativas especiais; capacitação dos profissionais de saúde da região; capacitação da comunidade sobre questões relativas à prostituição, doenças sexualmente transmissíveis, malefícios relativos ao consumo abusivo de álcool e drogas entre outros. Desde o reinício do Projeto, as Faculdades São José têm se submetido aos critérios de seleção do mesmo e enviado pelo menos um grupo de professores e alunos de graduação por semestre letivo. Este trabalho objetiva apresentar a inserção das Faculdades São José no Projeto Rondon, proporcionando a participação e a aproximação de acadêmicos da instituição, futuros profissionais de saúde, com a realidade do país, distante geográfica e socialmente do seu contexto educacional. A metodologia utilizada baseia-se no relato de experiências e descrição dos trabalhos realizados. Conclui-se que a inserção das Faculdades São José e de alunos no Projeto Rondon aproximam seu Plano Pedagógico, baseado na promoção da saúde, com o novo modelo pedagógico preconizado pelo MEC, ao contemplar o equilíbrio entre a excelência técnica e a relevância social, buscando formar um profissional generalista, tecnicamente competente e com sensibilidade social.