Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS: PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.
Raone Silva Sacramento, Larissa Ferreira Passos, Sabrina Camisão Ribeiro, Anne Caroline Barbosa Cerqueira Vieira

Resumo


Preparar e capacitar jovens e adolescentes quanto a temas relacionados a vida sexual e reprodutiva, predispõe torná-los menos vulneráveis aos riscos aos quais estão expostos como: gravidez não planejada, infecção por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), uso e abuso de drogas licitas e ilícitas, dentre outros . Dessa forma, a inserção da educação sexual nas instituições de ensino do país torna-se fundamental para a difusão e propagação de conhecimentos relacionados a promoção da saúde e educação preventiva entre os jovens e adolescentes. Partindo deste pressuposto, o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) apresenta-se como dispositivo que visa auxiliar na formação de jovens e adolescentes da rede pública de educação, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde; na qual todas as ações desenvolvidas partem da integração entre Saúde e Educação. No município de São Mateus/ES, o projeto é desenvolvido por acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES/UFES), sendo parte integrante da disciplina Integração Social IV, e é executado atualmente em 8 escolas do municípios. O projeto tem possibilitado aos acadêmicos experiências valiosas no que tange a educação em saúde, por meio de uma prática dinâmica e interativa com a qual os temas são tratados; maior compreensão das especifidades a acerca da assistência prestada aos jovens e adolescentes e identificação das carências e anseios que os sujeitos apresentam. Neste sentido, o SPE tem contribuído não somente para a formação de jovens e adolescentes corresponsabilizados e comprometidos no desenvolvimento de ações seguras e preventivas, mas também na formação de acadêmicos de enfermagem que empenhados no seu desenvolvimento tem reconhecido novos meios de se promover e práticar saúde.Neste sentido, o projeto oferece aos acadêmicos vivências que tem possibilitado maior compreensão da realidade a qual esses jovens e adolescentes estão inseridos, que através de uma metodologia interdisciplinar tem favorecido a difusão de informações e a construção de ações que partem em prol do coletivo, buscando o fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população. No qual, o trabalho realizado tem contribuido para a formação de acadêmicos dinâmicos, críticos e reflexivos.