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PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE E A PERSPECTIVA DA ATENÇÃO À PESSOA IDOSA
Resumo
LIMA, JÔNIA MEDEIROS JUNIOR, ANTÔNIO SANTOS, THALES BARROS DE MELO MEDEIROS, CLAUDIA CHRISTIANNE FARIAS DA CUNHA, ANDERSON NÓBREGA,JANE SANTOS REIS, MÔNICA KARINA DOS SANTOS, CECÍLIA ISABEL O Brasil vem passando por grande transformação demográfica. Segundo o IBGE, os próximos 20 anos a população idosa poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas. Este contingente traz especificidades ao processo de saúde/doença. É fundamental que as instituições de ensino superior estejam comprometidas com esta demanda, na perspectiva da formação integrada às necessidades de saúde da sociedade. O objetivo deste estudo é analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos de odontologia do Rio Grande do Norte (RN), de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCNs) e a formação profissional na perspectiva da atenção à pessoa idosa. Trata-se de estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa: com análise documental e entrevista. Os sujeitos do estudo foram um professor colaborador na elaboração do PPPs de cada instituição. O cenário do estudo às instituições de formação em odontologia do RN. Inicialmente, a análise dos PPPs foi mediante a utilização do software Alceste 4.9. A interpretação dos conteúdos das entrevistas aos professores foi feita através da análise de conteúdo de Bardin (2010). Os PPPs fundamentam-se nas DCNs, atendem as características, as especificidades regionais e buscam uma formação generalista, porém ainda fortemente direcionada aos aspectos técnico-científicos do exercício profissional. Esforços e aproximações institucionais, envolvendo docentes e discentes dos cursos, estão sendo mobilizadas para uma formação mais articulada com a rede de serviços de saúde. Entretanto, a ênfase aos conteúdos inerentes a atenção à saúde da pessoa idosa, ainda é restrita, quando se compara aquela direcionada aos conteúdos inerentes às crianças e adolescentes, presente nas três estruturas curriculares. Conclui-se que o caráter histórico, político, científico, cultural e social, presente na sociedade, influenciam na formação profissional em odontologia do RN. Faz-se necessário, o envolvimento das universidades com os conselhos de saúde, entidades representativas da classe odontológica e demais segmentos da sociedade organizada. Assim como, reflexões e mudanças que gerem práticas educativas integradoras e interdisciplinares, com ênfase na educação permanente dos docentes, servidores, funcionários e discentes. Esse processo e a conduta inerente à flexibilização curricular, integração ensino-serviço e a articulação de habilidades e competências profissionais, são indispensáveis à compreensão do ser humano e de suas complexidades. Palavras-chave: Educação em Odontologia. Competência Professional.Idoso