Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE E A PERSPECTIVA DA ATENÇÃO À PESSOA IDOSA
Jonia Cybele Santos Lima

Resumo


LIMA, JÔNIA MEDEIROS JUNIOR, ANTÔNIO SANTOS, THALES BARROS DE MELO MEDEIROS, CLAUDIA CHRISTIANNE FARIAS DA CUNHA, ANDERSON NÓBREGA,JANE SANTOS REIS, MÔNICA KARINA DOS SANTOS, CECÍLIA ISABEL O Brasil vem passando por grande transformação demográfica. Segundo o IBGE, os próximos 20 anos a população idosa poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas. Este contingente traz especificidades ao processo de saúde/doença. É fundamental que as instituições de ensino superior estejam comprometidas com esta demanda, na perspectiva da formação integrada às necessidades de saúde da sociedade. O objetivo deste estudo é analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos de odontologia do Rio Grande do Norte (RN), de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCNs) e a formação profissional na perspectiva da atenção à pessoa idosa. Trata-se de estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa: com análise documental e entrevista. Os sujeitos do estudo foram um professor colaborador na elaboração do PPPs de cada instituição. O cenário do estudo às instituições de formação em odontologia do RN. Inicialmente, a análise dos PPPs foi mediante a utilização do software Alceste 4.9. A interpretação dos conteúdos das entrevistas aos professores foi feita através da análise de conteúdo de Bardin (2010). Os PPPs fundamentam-se nas DCNs, atendem as características, as especificidades regionais e buscam uma formação generalista, porém ainda fortemente direcionada aos aspectos técnico-científicos do exercício profissional. Esforços e aproximações institucionais, envolvendo docentes e discentes dos cursos, estão sendo mobilizadas para uma formação mais articulada com a rede de serviços de saúde. Entretanto, a ênfase aos conteúdos inerentes a atenção à saúde da pessoa idosa, ainda é restrita, quando se compara aquela direcionada aos conteúdos inerentes às crianças e adolescentes, presente nas três estruturas curriculares. Conclui-se que o caráter histórico, político, científico, cultural e social, presente na sociedade, influenciam na formação profissional em odontologia do RN. Faz-se necessário, o envolvimento das universidades com os conselhos de saúde, entidades representativas da classe odontológica e demais segmentos da sociedade organizada. Assim como, reflexões e mudanças que gerem práticas educativas integradoras e interdisciplinares, com ênfase na educação permanente dos docentes, servidores, funcionários e discentes. Esse processo e a conduta inerente à flexibilização curricular, integração ensino-serviço e a articulação de habilidades e competências profissionais, são indispensáveis à compreensão do ser humano e de suas complexidades. Palavras-chave: Educação em Odontologia. Competência Professional.Idoso