Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Proposta de Aperfeiçoamento do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem nos cursos de graduação da Universidade Castelo Branco/RJ
Eliane Machado, Jucema Fabricio Vieira, Michelle Guiot, Juliana Veiga, Dilva Monteiro, Ana Zoé Schilling

Resumo


A Universidade Castelo Branco tem como meta ser reconhecida como referência na promoção plena das potencialidades individuais e na capacitação para o trabalho e a cidadania, por meio do ensino e da produção científica e tecnológica, integrados sob a mediação da extensão à cultura e às demandas do desenvolvimento regional. Todos os cursos de graduação orientam seus curriculos com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e na inserção horizontalizada em um rol de disciplinas denominadas Praticas Investigativas (PI). As PI constituem o eixo principal do aprendizado teórico-prático do curriculo das escolas cuja filosofia pedagógica é o aprendizado centrado no aluno.Norteadas pelos pricipios das Metodologias ativas, o ponto de partida é a percepção de problemas observados diretamente pelo aluno, o que o estimula a conhece-lo e transforma-lo.A proposta da PI, que baseia-se na utilização de metodologias ativas, possibilita ao aluno a ocupar o lugar de sujeito na construção do conhecimento, tendo o professor como facilitador e orientador desse processo. O maior desafio da UCB é o de desconstruir hábitos profundamente enraizados, levando em consideração os contextos em que a universidade está inserida, as práticas docentes e os possíveis impactos gerados no cotidiano profissional dos egressos.Entendendo que a utilização das metodologias ativas não requer grandes alterações materiais ou físicas na IES, mas uma mudança de mentalidade acadêmica dos atores envolvidos, assumimos como pressuposto que as ações do projeto devam estar relacionadas à apropriação didática e pedagógica do método pelo corpo docente e a adaptação do corpo discente para o tratamento reflexivo e crítico dos temas e problemas levantados. Com isso, o objetivo desse trabalho é capacitar os docentes e instituir um espaço de educação permanente visando garantir que os docentes envolvidos nas disciplinas de PI possam discutir suas experiências assim como, estimular e acompanhar o uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem no curso de graduação em Fisioterapia da UCB.