Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA – PB
Ingrid Becerra Pérez, Ana Gabriela Figueiredo Araujo, Katia Suely Silva Ribeiro, Robson Fonseca Neves, Geraldo Eduardo Guedes Brito

Resumo


Caracterização do problema: O desenvolvimento psicomotor acompanha a criança desde o seu nascimento, constituindo um suporte fundamental para que esta se perceba e a partir disso, o mundo que a rodeia. O estágio de Saúde Coletiva do curso de Fisioterapia da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) atua em parceria com a Escola Municipal Pedra do Reino desde 2006, com um projeto intitulado “Projeto Saúde: uma educação para a vida”. Em 2011, o foco desse projeto foi a Psicomotricidade. A estratégia de atuação da Fisioterapia consistiu em incorporar os elementos da psicomotricidade às atividades didáticas da turma. Objetivos: As atividades realizadas visaram diversificar o processo de ensino-aprendizagem, estimulando a construção coletiva do saber, valorizando o conhecimento prévio de cada aluno. A proposta foi exercitar os componentes psicomotores, de forma contextualizada. Para isso, os estagiários tiveram o desafio de relacionar tais elementos aos conteúdos curriculares de maneira dinâmica. Descrição Metodológica: Os encontros aconteciam às quintas-feiras com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Pedra do Reino, entre às 8h30min e 9h20min, na sala de aula. Seis estagiários de Fisioterapia, um integrante do PET (Programa de Educação para o Trabalho) – Saúde, a Professora, uma estagiária de pedagogia e as crianças eram os atores da vivência. A cada encontro, três estagiários planejavam as atividades a serem desenvolvidas - geralmente três ou quatro -, enquanto os outros auxiliavam na execução. As dinâmicas envolviam temas estudados com leitura de textos, escrita, competição, montagem, circuitos, jogos, dança e construção de peça teatral.Efeitos alcançados: O mais interessante em relacionar a psicomotricidade com os conteúdos foi perceber que as crianças não a vêem como uma tarefa, e sim como brincadeira e talvez por isso sejam tão bem aceitas, tornando o momento bastante interativo e rico em aprendizado. Dessa forma foi possível estudar Português, Matemática, Ciências, Geografia e História das formas mais variadas possíveis, estimulando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de habilidades psicomotoras.Recomendações: É importante observar e reconhecer o perfil da turma, identificando as características de cada aluno, para a partir disso adequar e direcionar as atividades de forma que todos participem e se sintam importantes naquele momento.