Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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QUALIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO MÉDICA
Osvaldinete Lopes de Oliveira Silva, Ana Lúcia Gomes da Silva Gastaud, Pamela Luján Vargas Narváez

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A Estratégia de Saúde da Família (ESF), especialmente na prevenção e promoção da saúde, exige o comprometimento dos profissionais envolvidos, assim como um processo de educação continuada. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com seu importante papel de elo entre as famílias e equipe de ESF e pelo fato de sua categoria profissional não estar inserida na educação formal, requerem este processo de aprendizagem, não apenas no seu treinamento introdutório, mas de forma contínua.DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A Liga Acadêmica de Estudos da Saúde da Família (LAESF), integrada por acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), desenvolve um Projeto de Extensão de Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, em Unidade de Estratégia de Saúde da Família, em Campo Grande-MS. Mediante a utilização de metodologia do “Método de Planificação Popular”, foram realizados momentos de aportes teóricos, bem como reflexão conjunta, avaliações orais e aplicação de instrumento, objetivando sistematizar o conhecimento de dificuldades/problemas, prioridades e sugestões vivenciados no cotidiano dos ACS.EFEITOS ALCANÇADOS: Foram identificadas dúvidas dos ACS em relação aos temas escolhidos como prioritários pelo grupo discutidos e outros relacionados ao cotidiano de suas atividades da realidade do seu trabalho, incluindo questionamentos da população. No dia-a-dia dos ACS, verifica-se que os programas de caráter preventivo e promocional (como saúde da mulher e saúde da criança) são aqueles que mais demandam ações e dúvidas na busca do conhecimento. O processo de reflexão também proporcionou a identificação de fatores organizacionais, de comunicação, estrutura, equipamentos e acesso da população à saúde que trazem também dificuldades na ação dos ACS.RECOMENDAÇÕES: Faz-se necessário reafirmar e valorizar o ACS na construção do modelo de saúde ampliada, viabilizando a educação continuada e um processo contínuo de análise crítica e reflexiva sobre suas práticas, resultados, prioridades, problemas e resolutividade, bem como redirecionamento de suas atividades.