Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Práticas Educativas em Grupo sobre Saúde e Sexualidade em um Ambulatório de Adolescentes
Juliete dos Santos Amaral, Inez Silva de Almeida, Cristiane Santos Gomes, Priscila Figueiredo Cezario da Silva, Giuliana de Almeida Napoletano

Resumo


Introdução: A Educação em Saúde é entendida como uma prática desenvolvida junto a grupos sociais privilegiando-se abordagens que enfatizem as experiências e saberes contextualizados dos sujeitos envolvidos entendendo-os como facilitadores de mudanças individuais e coletivas. As práticas educativas em saúde podem ocorrer em diferentes espaços, portam diferentes saberes e são práticas dialógicas e estratégicas. A formação de grupos de adolescentes sobre saúde e sexualidade atua como forma de promover a saúde dos mesmos, sendo assim, busca-se através da problematização resgatar o conhecimento que os mesmos possuem sobre as temáticas abordadas e os seus direitos legais. Objetivo: Incentivar práticas de saúde e sexualidade de forma segura e responsável e incentivar o empoderamento diante das informações sobre saúde e sexualidade. Metodologia: O enfoque da problematização pressupõe a perspectiva de trabalho com indivíduos e grupos, acentuando a condição de sujeitos plenos e plurais, utilizando metodologias participativas e fundando-se no entendimento do adolescente como protagonista. Desta forma, o adolescente passa a ser visto como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. Resultados: Observamos com esta experiência a importância das atividades desenvolvidas como instrumento de promoção, educação em saúde e prevenção de agravos. Além disso, é relevante considerar a característica dos adolescentes de buscar no grupo de pares a sua identidade e as respostas para as suas inquietações, e desta forma o atendimento grupal em saúde, para eles, torna-se privilegiado, facilitando-lhes a expressão dos anseios e a troca de informações e experiências. Entendemos este espaço de grupo como possibilidade de desenvolvimento de autonomia, empoderamento e cidadania dos adolescentes, principalmente voltando-se a dar visibilidade às demandas desta clientela. Neste processo destaca-se o papel dos profissionais na formação de atitudes positivas numa população que se encontra em um período de formação e consolidação de hábitos de saúde. Foram realizadas atividades grupais abordando as temáticas: bullying, sexualidade, gravidez na adolescência e relações familiares, através de estratégias diversas. Considerações finais: Os momentos de atividades em grupo permitiram o diálogo, a reflexão, a conscientização e oportunizaram trocas de conhecimentos, experiências e a expressão de sentimentos e inquietações. Ao mesmo tempo, fortaleceu o elo entre os adolescentes, enfermeiras e acadêmicas e suscitou a sensibilidade e a criatividade dos grupos. À medida que as ações são realizadas os adolescentes percebem a importância da transformação da sua realidade, bem como da mudança de postura para o fortalecimento de sua saúde.