Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA: ATENÇÃO INTERDISCIPLINAR A PACIENTE ACOMETIDO DE AMPUTAÇÕES DECORRENTE DE COMPLICAÇÕES DE DIABETES TIPO 2.
Paola Vanessa da Luz Gomez, Elaine Alegre Bueno, Rafael Tamborena Malheiros, Gleice Helena Jacques Casagrande, Katia Cilene Ferreira Pacheco, Camila Krüger Cardoso, Maria de Lourdes Custódio Duarte, Aline Martinelli Piccinini

Resumo


O diabetes é classificado como um grupo de doenças metabólicas, caracterizadas por hiperglicemia, podendo resultar em defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos associados a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. As complicações mais graves são as úlceras de pés e amputação de extremidades. Este relato é de um usuários do gênero masculino, 61 anos, hipertenso, diabético, submetido à amputação transtibial curta esquerda a 2 anos e transmetatarseana direita a 3 anos. Apresentando grau de força normal nos membros residuais, o tratamento medicamentoso é realizado e o usuário relata sentir que sua visão está “cada vez pior”. As atividades são desenvolvidas através de visitas domiciliares, que fazem parte do programa de Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC) realizadas por discentes, técnicos em assuntos educacionais e docentes dos cursos de fisioterapia, enfermagem e farmácia. Nas visitas são realizadas orientações e cuidados interdisciplinares conforme a necessidade do usuário, onde realizamos a verificação dos sinais vitais, orientações quanto ao armazenamento dos medicamentos e principalmente a aplicação correta de insulina, exercícios de membros superiores e inferiores, esclarecimentos sobre aquisição de próteses pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atenção ao cuidador.No decorrer de seis meses foram observadas melhoras significativas na qualidade de vida do usuário, que passou a usar o SUS de acordo com seus direitos. Atualmente, encontra-se na lista de espera para próteses, após as orientações na visitas o mesmo já está realizando exercícios diários. Percebeu-se que o cuidador passou a procurar os serviços disponibilizados pelo do SUS no município. Portanto, entende-se que a melhora do quadro clínico do usuário se deu na acreditação do seu envolvimento e evolução na busca pelos seus direitos proporcionada pelas visitas domiciliares do PISC, o que foi possível após as ações interdisciplinares no cuidado do usuário. Percebe-se que o PISC, quanto à construção da assistência com escopo de melhorar a qualidade de vida, demonstrando o potencial de mudança hegemônica em saúde na nossa sociedade.