Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Relato de experiência sobre uma atividade educativa de saúde bucal
Bárbara Vilela Nazário da Silva, Sylvia Cibreiros, Ana Carolina Pereira, Fabiane Amaro, Laís Paiva, Fernanda Salvatore, Mariana Barci, Sara Campos, Elysa Martins

Resumo


Este estudo se constitui em relato de experiência sobre uma atividade de educação para saúde com crianças no ambulatório de um hospital universitário do município do Rio de Janeiro. Esta atividade consta do projeto de extensão “Saúde é Brincadeira”, da UERJ, onde participam uma bolsista e voluntárias; todas acadêmicas de enfermagem. O projeto se fundamenta na promoção da educação para saúde através do brincar. Uma das práticas aborda a saúde bucal e teve como objetivo estimular o auto-cuidado bucal das crianças. A atividade foi realizada na brinquedoteca de um hospital universitário e durou em média 30 minutos, onde participaram aproximadamente 30 crianças, com idade entre 4 e 12 anos. A atividade iniciou-se com um breve acolhimento das crianças, seguido da apresentação do tema a ser abordado, seguida de um diálogo para conhecermos os hábitos de higiene oral dos participantes. À partir disso, começamos juntos a construção do conhecimento sobre uma boa higiene bucal. Simultaneamente, ocorria o teatro de fantoches, com o intuito de dinamizar, bem como facilitar o envolvimento da clientela com as graduandas. Neste teatro tivemos dois personagens, os quais interagiam com os participantes, expondo suas experiências tanto boas quanto ruins a respeito da saúde bucal. Prosseguimos com a participação ativa das crianças na montagem do “passo a passo” das etapas da escovação dental, utilizando escova, creme e fio dental, sendo os mesmos auxiliados pelas acadêmicas. A ação educativa foi finalizada com estratégias que reforçavam a temática abordada, como a música “Dentes Branquinhos” e pintura de desenhos relacionados à escovação. Notou-se que as crianças possuíam um conhecimento prévio da temática abordada, e a partir disto, assimilaram com maior facilidade o assunto proposto, conseguindo demonstrar as técnicas corretas de escovação. Também foram capazes de identificar e compreender seus hábitos e costumes inadequados e que estes necessitariam de mudanças. Além disto, a experiência vivenciada permitiu as acadêmicas o aprimoramento de habilidades educativas e permitiu uma aproximação com o universo infantil. O brincar nesta atividade foi um recurso facilitador da intervenção das estudantes voluntárias de enfermagem do projeto; o que pode ser estendido para a equipe de enfermagem que cuida de crianças e desejem fazer uso do mesmo.