Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Relato de experiência: Grupo da Coluna no contexto do SUS
Patrícia Thurow Bartz, Adriane Vieira

Resumo


Caracterização do problema: As dores musculoesqueléticas são uma das principais causas de morbidade e incapacidade funcional que pode levar ao afastamento das atividades de vida diária e do trabalho, originando altos gastos para o governo. A educação em saúde vem sendo utilizada como um meio eficaz para a melhora geral da saúde ao propiciar saberes que podem promover uma proteção específica do homem contra doenças ou agravos, sendo um recurso por meio do qual o conhecimento produzido no campo da saúde atinge a vida cotidiana das pessoas, pois ela amplia a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas. A necessidade de programas de educação em saúde que amenizem o sofrimento, diminuam a dor e melhorem a qualidade de vida e a funcionalidade de pessoas com dores musculoesqueléticas crônicas motivou o desenvolvimento do Projeto de Extensão intitulado Grupo da Coluna no contexto do SUS. Descrição da experiência: O Grupo da Coluna (GC) é indicado para pessoas de ambos os sexos com dores musculoesqueléticas crônicas, especialmente na coluna vertebral. O projeto ocorre em uma UBS em Porto Alegre – RS e tem como base a metodologia das Escolas Posturais. O projeto conta com a participação de graduandos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física e coordenação de uma professora de ambos os cursos. No GC são desenvolvidas cinco aulas teórico-práticas, com a duração de 2 horas, onde são abordados os seguintes temais: (1) aspectos biológicos, psicológicos e biomecânicos da postura corporal, (2) noções básicas sobre a anatomia e a biomecânica da coluna, (3) formas adequada de executar atividades de vida diária (AVDs) e exercícios de alongamento, relaxamento e percepção corporal que favoreçam a aprendizagem e auxiliem no alívio da dor. Efeitos alcançados: Percebe-se diminuição da dor, melhora da funcionalidade e qualidade de vida dos participantes. A vivência no projeto propicia aos estudantes de Educação Física e Fisioterapia a aproximação ao SUS e a prática profissional, além da troca de conhecimentos e práticas advindas de suas diferentes formações. Recomendações: Recomenda-se que projetos de GC sejam incorporados aos serviços do SUS, pois ensinam os usuários a administrarem dores musculoesqueléticas crônicas e reduzem os gastos com consultas médicas, remédios, internações e cirurgias