Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Prevalência de alterações de pressão arterial e de sobrepeso e obesidade entre crianças de uma escola pública do Município de Divinópolis, Minas Gerais.
Lívia Cristina de Resende Izidoro, Luis Gustavo Campos, Alisson Araújo, Marcia Christina Caetano de Souza, Eduardo Sérgio da Silva, Francielly Caroline Pires

Resumo


Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa vinculado a uma universidade federal do centro oeste mineiro através do Programa de Educação Tutorial (PET) realizado com escolares do ensino fundamental do Município de Divinópolis/MG. O presente trabalho tem como objetivo identificar a prevalência de alteração de pressão arterial e de sobrepeso e obesidade em estudantes de uma escola do Município de Divinópolis, Minas Gerais. Trata-se de estudo transversal com 144 estudantes com idade entre 5 e 10 anos, correspondentes a 45 % do total de matriculados, sendo a maioria do sexo masculino (60,4%). No presente estudo identificamos 28,5 % de estudantes com PA sistólica e/ou diastólica alteradas nesta população infantil, sendo as crianças do sexo masculino as mais acometidas por este agravo (68,2%). Destaca-se que a prevalência de alteração na PA diastólica (26,4%) foi maior que as alterações na PA sistólica (6,94%). A prevalência de escolares com sobrepeso foi de 13,9% e de obesos 13,2%. No grupo de crianças obesas/sobrepeso 25,6% apresentaram alteração da PAD e 5,12% apresentaram alteração da PAS. A prevalência de alterações na PA em crianças vem aumentando como mostram estudos atuais. Os achados de nossa pesquisa também concordam com a literatura mais recente, em que indivíduos do sexo masculino apresentam maior frequencia de alterações na PA. Com relação ao sobrepeso/obesidade nossas prevalências são maiores que em outras pesquisas, onde identificou-se 27,8% dos indivíduos com essas alterações do peso. Essa pesquisa contribui para a discussão sobre a necessidade de efetivação de medidas preventivas e terapêuticas entre os escolares para a redução das prevalências de alteração de PA e de crianças com sobrepeso e obesidade, principalmente visando o estímulo à atividade física e à alimentação saudável para a melhoria da qualidade de vida.