Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO DE VIVÊNCIAS NO SUS COMO ESTRATÉGIA NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE E NO FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA
Abdon Oliveira Brito, Agenor Jesus Junior

Resumo


Caracterização do problema: A saúde, uma área de formação criticada por sua referência na atualização técnico-científica, focada na prevenção, diagnóstico, etiologia e tratamento, traz como necessária a reflexão de estudantes, gestores, profissionais e instituições formadoras sobre o tema, visando uma formação mais crítica, problematizadora e contextualizada com os serviços de saúde, que permita aos estudantes se questionarem sobre o processo de trabalho na saúde. Nesse contexto, o Estágio de Vivência no SUS na Bahia (EV-SUS) busca a construção de estratégias que orientem novas práticas pedagógicas e novas práticas de saúde, vistas à integralidade da atenção. Tem como propósito a articulação de gestores, trabalhadores, usuários e universidades, na perspectiva da reorientação da formação em saúde. Descrição da experiência: Experiência vivenciada por estudantes da área de saúde no Estágio de Vivências no SUS (EV-SUS), no município de Ibotirama-Bahia e relata como o mesmo torna-se um forte instrumento no processo de reorientação da formação em saúde e contribui no fortalecimento da atenção básica. O estágio oportuniza dois momentos: no período da manhã e da tarde, ocorriam às visitas nos diversos níveis dos serviços de saúde e, no período da noite ocorriam os grupos de discussão sobre o que foi vivenciado. Utilizaram-se textos para embasamento teórico contidos no módulo oferecido para os estagiários, assim como filmes e vídeos. Efeitos alcançados: O EV-SUS foi crucial para construção de uma nova percepção dos estudantes sobre a importância da atenção básica na saúde, já que era perceptível à predominância de um discurso técnico-científico centrada em práticas hospitalares, remetendo ao modelo médico hegemônico. Contribuiu efetivamente no entendimento da dimensão do Sistema Único de Saúde. Permitiu a troca de experiências entre os estudantes e profissionais dos serviços de saúde visitados colaborando assim em uma formação mais crítica e reflexiva. Sendo um estágio com diversos cursos de saúde fortaleceu a compreensão e importância do trabalho multidisciplinar. Recomendações: Educação permanente aos profissionais já que a mesma está baseada na reflexão crítica sobre as praticas reais em ação. Currículos nas universidades que explorem o contexto sócio-político do SUS. Práticas nos serviços não meramente pontuais, mais contextualizadas com os serviços de saúde, com relevância para a atenção básica e superação do foco na atenção hospitalar.