Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REGÊNCIA EM UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
Caroline Berté, Flávia Boaretto, Andressa Larissa Dias Müller Souza, Franciele Foschiera Camboin, Linamari Ferreira

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID faz parte das iniciativas do MEC, através da CAPES, cujo objetivo é a valorização das Licenciaturas, dentro da estrutura universitária. Aumentando a convivência dos graduandos com o cotidiano do exercício da função docente, em condições estimulantes, criativas e diversificadas, pretende viabilizar sua permanência na docência como carreira profissional, contribuindo, assim, para ajustar essas ofertas às demandas de nossas redes públicas, minimizando a carência de professores da educação básica; um dos objetivos do programa possibilitar aos alunos de licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras que sejam articuladas à realidade das escolas participantes do subprojeto; a instituição Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP) é uma das instituições participantes do projeto. Segundo Libâneo (1994), o trabalho docente é entendido como atividade pedagógica do professor, busca os seguintes objetivos primordiais: assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos; criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento; orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiem suas opções diante dos problemas e situações da vida real. Quanto às atividades de docência realizadas, fizemos a observação em sala de aula, co-participação e regência na disciplina de Vigilância em saúde do curso técnico em enfermagem. Assim na regência, o tema desenvolvido foi educação em saúde. Descrição da experiência: Neste trabalho temos por objetivo relatar a experiência vivenciada durante as atividades de docência o período de regência. Este relato apresenta uma experiência vivenciada na instituição CEEP localizada na cidade de Cascavel – Paraná, pelas acadêmicas do 3º ano do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). A experiência foi realizada durante a disciplina de Vigilância em Saúde ministrada para o 4º semestre do curso Técnico em Enfermagem, no período noturno. A metodologia adotada foi por meio de aulas expositivas e aplicação de dinâmica. Iniciamos o conteúdo de educação em saúde, com a apresentação e explicação de algumas definições: A Educação em Saúde é uma prática social, cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e estimula a busca de soluções e organização para a ação individual e coletiva (Ministério da Saúde, 1980); Destaca-se a educação em saúde, como estratégia de promoção à saúde neste processo de conscientização individual e coletiva de responsabilidades e de direitos à saúde, estimulando ações que atendam aos princípios do SUS. A partir deste enfoque, eleger estratégias didáticas que conduzam a uma transformação dos indivíduos socialmente inseridos no mundo, ampliando sua capacidade de compreensão da complexidade dos determinantes de ser saudável (CATRIB, 2003). Abordamos que a educação em saúde deve ser realizada de uma forma que compartilhe saberes entre o educador e o educando sobre um determinado assunto, através de estratégias por parte do educador, com o objetivo de intervenção nas relações sociais que vão influenciar a qualidade de suas vidas, tendo como expectativa a resolutividade instantânea e a longo prazo de um determinado problema, ou a expectativa de prevenção e diminuição de agravos sobre um assunto. Também apresentamos que para educar em saúde podem ser utilizadas as técnicas de dramatização, trabalho em pequenos grupos, dinâmica de construção do conhecimento e utilizando a criatividade outras formas também podem ser utilizadas, o educador deve estabelecer a que melhor irá atingir o objetivo para aquele determinado assunto. A educação em saúde também deve obedecer a um planejamento que é composto pelo diagnóstico, o plano de ação, a execução, e a avaliação. Ao final realizamos uma dinâmica visando interação, fixação de conteúdo e apreensão de conhecimento. Primeiramente distribuímos um tema para cada aluno, em um período anterior a regência, a fim de que estes se preparassem para a devida atividade; os temas selecionados foram: hipertensão/diabetes, diarreia/desidratação, febre amarela, dengue, hanseníase, hepatite B e C, raiva, tétano, varicela, tabagismo e tuberculose; para que pesquisassem sobre o seu tema apresentando as devidas orientações de enfermagem pertinentes a este. A dinâmica decorreu da seguinte maneira, os alunos fizeram um circulo com carteiras na sala, no centro foram colocadas duas cadeiras, escolhemos duplas de alunos para se dirigirem ao centro do circulo, um aluno representou ser o paciente portador da doença que o seu colega estudou, e o outro o técnico de enfermagem responsável por transmitir as devidas orientações relacionadas à doença para o paciente, e assim vice e versa; todos os alunos presentes participaram dessa atividade. Considerações finais: Diante da experiência vivenciada, percebemos a importância da prática educativa, permitindo o aperfeiçoamento de conhecimentos teóricos e metodológicos, assim como o domínio dos modos do fazer docente, propiciando uma orientação mais segura para o trabalho profissional na área da licenciatura em enfermagem. Referências Bibliográficas: Catrib AMF, Pordeus AMJ, Ataíde MBC, Albuquerque VLM, Vieira NFC. Promoção da Saúde: saber fazer em construção. In: Barroso GT, Vieira NFC, Varela ZMV, organizadores. Educação em Saúde: no contexto da promoção humana. Fortaleza: Demócrito Rocha; 2003 BRASIL. FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE. Diretrizes de Educação em Saúde visando à promoção da saúde. Brasília: Funasa, 2007. LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.