Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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REPENSANDO A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Luciana Souza D'Ávila, Mônica Maria de Sousa Duarte, Lucília Nunes de Assis, Virgínia Torres Schall, Celina Maria Modena, Sônia Conceição Machado Diniz

Resumo


A educação em saúde na Atenção Primária (AP) pode ser compreendida como uma ferramenta para o desenvolvimento da autonomia dos usuários e qualificação dos processos de trabalho das equipes de saúde. Assim, o objetivo deste estudo é caracterizar a produção científica em Educação em Saúde na AP, no período de 2005 a 2010, na base de dados Lilacs. Foram incluídos artigos de periódicos Qualis A à B4 na área de Saúde Coletiva, com texto completo disponível na LILACS e no portal CAPES. A análise dos artigos selecionados partiu de uma descrição geral dos documentos selecionados (n = 81), até uma discussão aprofundada dos estudos de ntervenção (n = 17). A região Sudeste (SE) foi a mais contemplada, seguida da Nordeste (NE), da Sul (S), da Norte (N) e da Centro-Oeste (CO). Em todas as regiões, a maioria dos artigos foi publicada em periódicos B3 e B4, com maior proporção no N, no CO e no NE. A maioria dos artigos qualitativos e quantitativos, respectivamente, encontravam-se em periódicos Qualis B3/B4 e Qualis A2/B2. Os resultados evidenciam tendências do meio científico em geral, como a concentração de trabalhos no SE e a maior proporção de estudos qualitativos em periódicos B3 e B4, refletindo a menor valorização do enfoque voltado para os microprocessos do cotidiano dos serviços. A análise aprofundada dos artigos evidenciou que uma pequena parte cita as abordagens teórico/pedagógicas em educação utilizadas e há estudos com contradições relativas ao aporte teórico utilizado e/ou aos métodos empregados, o que pode comprometer a aplicabilidade e efetividade das intervenções. Espera-se que os resultados possam contribuir para o redirecionamento teórico-metodológico das pesquisas na área, com maior valorização dos saberes cotidianos e qualificação da prática.