Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL
Fabiana Guterres da Silva, Odete Messa Torres, Ligia de Oliveira Viana, Marlene Gomes Terra

Resumo


Trata-se da apresentação do Projeto de Pesquisa Curso de Doutorado Intersinstitucional em Enfermagem (DINTER-UNIFESP-UFRJ-UFSM). A formação em saúde é o interesse desta investigação. Analisar o campo da formação acadêmica dos profissionais da área da saúde no Brasil possibilita identificar respostas às necessidades de saúde da população. A orientação da formação ocorre baseada nos agravos e danos causados por doenças, voltada para modelos hospitalares como ambientes terapêuticos de ensino-aprendizagem, desconsiderando as mudanças que o setor saúde desenvolveu nas últimas décadas: a Reforma Sanitária Brasileira e o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Possui como objetivo geral: compreender as dinâmicas e especificidades que envolvem a formação em saúde através das Residências Multiprofissionais em Saúde. Especificamente: (1) investigar as especificidades da formação em serviço da modalidade Residência Multiprofissional em Saúde dos programas em implementação no Brasil; (2) identificar como se constitui a formação Modalidade Residência Multiprofissional em saúde no Brasil. Parte de um estudo de natureza qualitativa. Propõe atribuir aos residentes multiprofissionais voz de suas experiências, trajetórias e percursos de formação. Utiliza como campo Programas de Residência Multiprofissionais no Brasil, cadastrados na Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Serão visitados os programas orientados por um roteiro de coleta de dados e entrevistados os sujeitos. A análise dos dados baseia-se na análise de conteúdo Minayo (2007) e na construção de uma cartografia (GUATTARI e ROLNIK, 1985). Serão respeitadas as questões éticas sendo apresentado o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, especialmente no que se refere ao consentimento livre e esclarecido. Esta pesquisa busca contribuir para um campo novo de acumulação na formação em saúde, de caráter multiprofissional e que se desenvolve em serviço. Relaciona-se à Linha de Pesquisa “Educação e Saúde em Enfermagem” do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por buscar compreender processos de formação e desenvolvimento de trabalhadores da área da saúde, associado às políticas públicas de saúde, coerente com os princípios da linha que apontam pesquisas de educação em saúde e de processo de trabalho em saúde. Possui como campo de investigação as políticas, práticas e tecnologias de educação em saúde e enfermagem, ao propor investigação que contempla a interface educação e saúde vinculada às políticas públicas e processo de formação em saúde. Vincula-se ao “Núcleo de Pesquisa em Educação e Saúde em Enfermagem”. Nesta pesquisa os residentes multiprofissionais e os programas de residência multiprofissional em saúde no Brasil são objetos de investigação com os quais se pretende configurar trajetórias e lutas contra-hegemônicas em movimentos pela mudança na formação dos trabalhadores em saúde. Considera que o trabalho em equipe deve pautar a formação dos profissionais da saúde a partir da educação em serviço e, neste sentido, a multiprofissionalidade vem sendo apontada como estratégia para alcançar a integralidade da atenção e responder as demandas diversas de saúde da população, sendo objeto de investigação nos processos formativos. Pretende-se que esta tese possa produzir reflexões sobre novas perspectivas para a formação em saúde.