Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL: “CONSTRUINDO VIDA NA ESCOLA”
Jonia Cybele Santos Lima

Resumo


LIMA SANTOS, JÔNIA SANTOS, THALES OLIVEIRA, SILVIA AUDÊNIO,CARLOS ALVES, DANIELLE ARAÚJO, NEUZA COSTA, STUART MORAIS, ANA MARIA. SANTOS, LUCÉLIA XAVIER, CRISTIANE Para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê a participação e o controle social na construção de ambientes saudáveis e o fortalecimento da cidadania de indivíduos e comunidades, é necessário que a sociedade envolva-se em ações de maior amplitude e abrangência. O Programa Saúde na Escola (PSE), numa parceria com os setores da Saúde, Educação e Assistência Social e com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em Jundiá/RN, propõe-se a contribuir para a formação integral dos estudantes, da rede pública de educação. A proposta tem como foco os temas: higiene individual e coletiva, alimentação saudável, promoção da cultura da paz e não violência, saúde bucal, DST/HIV e o programa de atenção integral a família (PAIF). Os espaços composto pela Saúde, Educação e Assistência Social, tem como foco o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como a inserção desta nas redes de serviços oferecidos no município de Jundiá; a saúde do escolar; trabalhando os grupos familiares orientando a sua reorganização e do seu protagonismo para a superação de vulnerabilidades e riscos, potencializando os indivíduos para a promoção dos direitos da assistência social; fortalecendo a atenção e a assistência médica, de enfermagem e odontológica do escolar. A inserção do Município de Jundiá/RN foi realizada para o alcance de um perfil diferenciado de sua saúde. A experiência envolve todas as escolas e os temas são solicitados previamente por essas. São utilizados: documentários, banners, cartazes, palestras, filmes, gincanas. Os profissionais da Saúde, Educação e da Assistência Social e os educadores das escolas trabalharão uma linguagem compreensível, respeitando características culturais e o saber popular dos estudantes. Os resultados alcançados são o fortalecimento e a construção de soluções para superar os entraves diante da Saúde, da Educação e da Assistência Social, através de uma percepção do cotidiano, diante das problematizações, criando pactos de convivência, centrados nas estratégias do acolhimento e da humanização, do saber coletivo; sempre pautado no envolvimento de todos os atores sociais envolvidos. As lições aprendidas e as recomendações diante das atividades são: necessidade de se manter as parcerias adquiridas; estabelecer e fortalecer o enfrentamento das reais necessidades dos grupos alvo; reafirmar o fortalecimento do grupo Familiar; compartilhar os desafios e as experiências exitosas com o PSE e todos os atores envolvidos.