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PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL: “CONSTRUINDO VIDA NA ESCOLA”
Resumo
LIMA SANTOS, JÔNIA SANTOS, THALES OLIVEIRA, SILVIA AUDÊNIO,CARLOS ALVES, DANIELLE ARAÚJO, NEUZA COSTA, STUART MORAIS, ANA MARIA. SANTOS, LUCÉLIA XAVIER, CRISTIANE Para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê a participação e o controle social na construção de ambientes saudáveis e o fortalecimento da cidadania de indivíduos e comunidades, é necessário que a sociedade envolva-se em ações de maior amplitude e abrangência. O Programa Saúde na Escola (PSE), numa parceria com os setores da Saúde, Educação e Assistência Social e com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em Jundiá/RN, propõe-se a contribuir para a formação integral dos estudantes, da rede pública de educação. A proposta tem como foco os temas: higiene individual e coletiva, alimentação saudável, promoção da cultura da paz e não violência, saúde bucal, DST/HIV e o programa de atenção integral a família (PAIF). Os espaços composto pela Saúde, Educação e Assistência Social, tem como foco o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como a inserção desta nas redes de serviços oferecidos no município de Jundiá; a saúde do escolar; trabalhando os grupos familiares orientando a sua reorganização e do seu protagonismo para a superação de vulnerabilidades e riscos, potencializando os indivíduos para a promoção dos direitos da assistência social; fortalecendo a atenção e a assistência médica, de enfermagem e odontológica do escolar. A inserção do Município de Jundiá/RN foi realizada para o alcance de um perfil diferenciado de sua saúde. A experiência envolve todas as escolas e os temas são solicitados previamente por essas. São utilizados: documentários, banners, cartazes, palestras, filmes, gincanas. Os profissionais da Saúde, Educação e da Assistência Social e os educadores das escolas trabalharão uma linguagem compreensível, respeitando características culturais e o saber popular dos estudantes. Os resultados alcançados são o fortalecimento e a construção de soluções para superar os entraves diante da Saúde, da Educação e da Assistência Social, através de uma percepção do cotidiano, diante das problematizações, criando pactos de convivência, centrados nas estratégias do acolhimento e da humanização, do saber coletivo; sempre pautado no envolvimento de todos os atores sociais envolvidos. As lições aprendidas e as recomendações diante das atividades são: necessidade de se manter as parcerias adquiridas; estabelecer e fortalecer o enfrentamento das reais necessidades dos grupos alvo; reafirmar o fortalecimento do grupo Familiar; compartilhar os desafios e as experiências exitosas com o PSE e todos os atores envolvidos.