Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Projeto Educação Popular e Atenção à Saúde do Trabalhador: uma experiência envolvendo a integração ensino-serviço-comunidade através da extensão universitária
Srta Souza Lima

Resumo


Dailton Alencar Lucas de Lacerda ¹; Juliana Souza Lima²; Aédla Samara Nobrega Martins²; Kamilla Maria Sousa de Castro²; 1Professor da UFPB e coordenador do projeto 2Estudantes extensionistas colaboradores “Projeto Educação Popular e Atenção à Saúde do Trabalhador: uma experiência envolvendo a integração ensino-serviço-comunidade através da extensão universitária” INTRODUÇÃO: O Ministério da Educação mostrou preocupação com a formação dos profissionais de saúde e implementou Novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Saúde, dando ênfase formação de profissionais abertos à novas propostas assistenciais, principalmente nos cenários da atenção primária de saúde (CECCIM; FEUERWEKER, 2004; GONZE; SILVA, 2011). Nesse percurso, o Projeto Educação Popular e Atenção à Saúde do Trabalhador (PEPAST) é uma atividade extensionista com atuação direta na comunidade Maria de Nazaré (zona sul do município de João Pessoa-PB), sendo componente importante para o desenvolvimento potencial do protagonismo dos atores envolvidos nesse processo. OBJETIVOS: Contribuir para reorientação da formação em saúde a partir da educação popular em saúde no campo da saúde do trabalhador; Proporcionar a inserção e integração dos diversos atores envolvidos apartir da extensão universitária ancorada aos princípios fundamentais do SUS. METODOLOGIA: Participação crítico-reflexiva, inserindo os estudantes num movimento de ação-reflexão-ação com elaboração de conhecimentos e interação com diferentes ambientes e sujeitos, vinculando educação, trabalho e práticas sociais, estabelecendo relações entre a instituição de formação e sistema de saúde local. No cenário de práticas, professores e estudantes identificam as necessidades e problemas de saúde relacionados à atividade ocupacional e planeja ações resolutivas. RESULTADOS: A vivência envolvendo uma proposta de construção de mecanismos inovadores de assistência em saúde do trabalhador tem permitido a reflexão crítica sobre a importância das ações conjuntas e articuladas dos diversos atores da experiência, isso fica patente nos depoimentos e falas registrados durante os encontros avaliativos. CONCLUSÃO: O PEPAST, através da extensão universitária, permite a compreensão da realidade social e da prática profissional, permitindo o estreitamento dos laços entre ensino-serviço-comunidade resultando na junção de conhecimentos, adaptabilidade e a criação de um contexto facilitador e inovador de aprendizado. REFERÊNCIAS: [1] BATISTA, Nildo et al (2005). “O enfoque problematizador na formação de profissionais da saúde”. Rev. Saúde Pública [online]. v.39, n.2, p.231-237. [2] CECCIM, R.B.; FEUERWERKER, L.C.M (Out. 2004). “Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade”. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.20, n. 5, p.1400-1410. [3] GONZE, G. G.; SILVA, G. A (2011). “A integralidade na formação dos profissionais de saúde: tecendo valores”. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p.129-146.