Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO MAPEAR PARA EDUCAR: descobrindo e valorizando talentos
Marilda Martins Campos, Kelly do Socorro Machado Lopes Cardoso, Maria Rosete de Oliveira Cardoso, Márcia Cristina Pereira Rezek

Resumo


Um dos principais problemas para a gestão do conhecimento nas organizações institucionais é a tendência das pessoas a reterem seus conhecimentos. Mesmo que estas não o façam intencionalmente, é possível que simplesmente não estejam ou não sejam motivadas a mostrar o que sabem. Nesse sentido O “PROJETO MAPEAR PARA EDUCAR: descobrindo e valorizando talentos” foi implantado em 2009 e vem sendo executado pela Gerência de Formação e Desenvolvimento do Trabalhador vinculada à Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública do estado do Pará - SESPA, tendo como objetivos: mapear o conhecimento (competências individuais) existentes na instituição; identificar as expertises e habilidades dos servidores relacionadas às suas competências; estimular a socialização do conhecimento tácito dos servidores; atrair, selecionar e congregar servidores com requeridas competências, habilidades e atitudes para a disseminação do conhecimento; incentivar e premiar o compartilhamento de conhecimento. O projeto compreende quatro etapas: na primeira foi feito levantamento de dados dos servidores efetivos da SESPA por meio de ampla pesquisa em todas as unidades e setores desta Secretaria utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico aplicado entre aproximadamente 4.500 servidores. Na segunda etapa as informações coletadas serão sistematizadas e organizadas em um banco de dados. Na terceira etapa os dados serão objeto de análise qualitativa com vistas a mapear as necessidades e interesse dos servidores no que tange à sua qualificação. Na última etapa o projeto prevê, a partir a consolidação dos dados, a disponibilização de um banco de informações capazes de demonstrar o perfil dos trabalhadores, identificação de suas espertises e suas necessidades de aprimoramento. A análise parcial dos dados aponta que a maioria dos servidores com grau de escolaridade em nível superior encontra-se almejando atualização, aprimoramento ou especialização/mestrado/doutorado na área da saúde; os servidores de nível fundamental e médio apresentam-se desmotivados pela longa jornada de trabalho (a maioria acumula mais de um emprego), contudo, manifestam interesse em dar continuidade aos estudos. O projeto encontra-se na segunda etapa, de reelaboração e ajustes no questionário para aplicação e inclusão de profissionais não contemplados na primeira etapa. A meta é aplicar mais 3.000 formulários, no período de janeiro a julho de 2012 que corresponde à aproximadamente 90% do total de servidores da SESPA. Dada a complexidade e abrangência do projeto recomenda-se o desenvolvimento de ações estratégicas no âmbito organizacional, investimento em infra-estrutura tecnológica e cultura organizacional que o coloquem no patamar das práticas inovadoras com possibilidades de inspirar novas experiências de gestão do trabalho e educação na saúde.