Tamanho da fonte:
SAÚDE COLETIVA E COMUNICAÇÃO - NIPESCC
Resumo
A UFRGS oferece 14 cursos na área, além de educação, artes, sociologia, outras áreas de interesse aos profissionais que possuem uma visão ampliada do conceito de saúde e se relaciona com diferentes instituições de ensino e serviço. A proposição de um núcleo interdisciplinar de estudos e práticas se dá pela interface da comunicação em diferentes áreas do conhecimento. Assim, este coletivo não se volta apenas a atividades de cunho acadêmico e científico, mas permite conexões entre os saberes para atividades sociais e culturais que envolvam estudantes e a população em geral. No núcleo da Fonoaudiologia, que estuda a comunicação humana, seu desenvolvimento e alterações, esse quadro se torna ainda mais relevante, pela escassez de profissionais atuando em serviços públicos no estado do Rio Grande do Sul e a necessidade de formação para a atenção básica. A inserção dos estudantes nos diferentes cenários de prática e a fragilidade do sistema de saúde em alguns locais provoca a necessidade de aprofundamento das investigações em saúde coletiva, políticas públicas de saúde e a interface com outros setores e projetos, a constituição do processo de trabalho nos diferentes níveis de atenção à saúde a partir das práticas desenvolvidas nas unidades e da integração ensino-serviço. As ações do NIPESCC se voltam para o estudo de temáticas da saúde coletiva, com enfoque preferencialmente multiprofissional e interdisciplinar, por meio da investigação e análise de práticas que envolvam o desenvolvimento humano e a sua habilidade e competência em diferentes formas e estratégias de comunicação (mídia impressa, falada, digital, artes), o desenvolvimento de metodologias e materiais (confecção de objetos de aprendizagem digitais e impressos como recurso pedagógico à comunidade acadêmica e à população em geral, em todo o ciclo de vida). As ações desenvolvidas até o momento envolvem a constituição de um grupo de trabalho com docentes, acadêmicos e técnicos administrativos em educação, o planejamento de atividades e projetos, a participação em editais de educação a distância, a definição de um ambiente virtual de aprendizagem e uma sala de webconferência, a aproximação com diferentes instâncias da gestão, do serviço e do controle social, a organização de debates e a apresentação de estudos. Espera-se ampliar o envolvimento da comunidade acadêmica, tanto no que diz respeito à diversificação de cursos/formações quanto ao protagonismo dos estudantes na estruturação dos trabalhos.