Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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SAÚDE COLETIVA E COMUNICAÇÃO - NIPESCC
Roberta Alvarenga Reis, Andrea Wander Bonamigo, Aline Stanislawski Silva, Brunah de Castro Brasil, Caroline Wüppel, Cristianne Maria Famer Rocha, Karine Schwarz, Jacqueline Oliveira Silva, Luciana Portella Schiavo, Renata Antunes Aguilhera

Resumo


A UFRGS oferece 14 cursos na área, além de educação, artes, sociologia, outras áreas de interesse aos profissionais que possuem uma visão ampliada do conceito de saúde e se relaciona com diferentes instituições de ensino e serviço. A proposição de um núcleo interdisciplinar de estudos e práticas se dá pela interface da comunicação em diferentes áreas do conhecimento. Assim, este coletivo não se volta apenas a atividades de cunho acadêmico e científico, mas permite conexões entre os saberes para atividades sociais e culturais que envolvam estudantes e a população em geral. No núcleo da Fonoaudiologia, que estuda a comunicação humana, seu desenvolvimento e alterações, esse quadro se torna ainda mais relevante, pela escassez de profissionais atuando em serviços públicos no estado do Rio Grande do Sul e a necessidade de formação para a atenção básica. A inserção dos estudantes nos diferentes cenários de prática e a fragilidade do sistema de saúde em alguns locais provoca a necessidade de aprofundamento das investigações em saúde coletiva, políticas públicas de saúde e a interface com outros setores e projetos, a constituição do processo de trabalho nos diferentes níveis de atenção à saúde a partir das práticas desenvolvidas nas unidades e da integração ensino-serviço. As ações do NIPESCC se voltam para o estudo de temáticas da saúde coletiva, com enfoque preferencialmente multiprofissional e interdisciplinar, por meio da investigação e análise de práticas que envolvam o desenvolvimento humano e a sua habilidade e competência em diferentes formas e estratégias de comunicação (mídia impressa, falada, digital, artes), o desenvolvimento de metodologias e materiais (confecção de objetos de aprendizagem digitais e impressos como recurso pedagógico à comunidade acadêmica e à população em geral, em todo o ciclo de vida). As ações desenvolvidas até o momento envolvem a constituição de um grupo de trabalho com docentes, acadêmicos e técnicos administrativos em educação, o planejamento de atividades e projetos, a participação em editais de educação a distância, a definição de um ambiente virtual de aprendizagem e uma sala de webconferência, a aproximação com diferentes instâncias da gestão, do serviço e do controle social, a organização de debates e a apresentação de estudos. Espera-se ampliar o envolvimento da comunidade acadêmica, tanto no que diz respeito à diversificação de cursos/formações quanto ao protagonismo dos estudantes na estruturação dos trabalhos.