Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Saúde Vocal: Uma ação educativa com os Docentes
José Laércio Souza Costa

Resumo


Introdução: A voz é um dos principais meios de comunicação que o homem utiliza para o estabelecimento das relações humanas; é sinônimo de identidade pessoal e reflete a personalidade de quem a produz¹. Na docência, a voz é um fator de grande importância para o desempenho profissional e é um componente constitutivo da identidade do professor como profissional da voz². Objetivo: analisar as ação educativas fonoaudiológicas em saúde vocal, a partir da implantação de um programa de Saúde Vocal pautado na construção partilhada de conhecimento e na discussão e integração de saberes comunitários e científicos. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal de caráter qualitativo com professores de escolas da zona rural do município de São Gonçalo dos Campos- Ba durante às Acs- Atividades Completares. Foram realizados 12 encontros com 63 docentes, trazendo reflexões a respeito da sua importância enquanto ator social na prevenção e promoção da saúde vocal, vivência sobre problemas relacionados ao mau uso da voz e treinamento de exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. Resultados: Verificou-se que os docentes começaram a incorporar em sua prática às orientações fornecidas sobre saúde vocal e que estão sendo multiplicadores levando às discussões dos encontros para os alunos em sala de aula em forma de atividades. A desmistificação feita, a respeito do que é bom ou ruin para o uso profissional da voz está ajudando os profissionais a não usarem elementos que prejudicariam o seu instrumento de trabalho. Considerações finais: O estudo evidencia que os docentes apresentam um conhecimento superficial a respeito do uso e preservaçao de seu instrumento de trabalho, a voz. Os saberes comunitários no que tange ao cuidado com a voz possibilita que a maioria tenha um comportamento inadequado frente às alterações vocais podendo prejudicar, ao invés de melhorar, sua saúde vocal.