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Seminário de campo: uma experiência potente no ensino multiprofissional na Atenção Primária em Saúde
Resumo
A residência Médica e a Multiprofissional estão inseridas nas equipes da atenção primária do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição com o propósito de formar especialistas na área de saúde da família e comunidade. Além das residências, estas equipes são campo de formação de acadêmicos das diversas áreas da saúde. Neste sentido, coloca-se o desafio às equipes de saúde de promover uma formação realmente integrada em saúde, reflexiva, crítica e adequada às diferentes realidades dos territórios. Logo, percebemos a necessidade de transformar alguns espaços de formação na Unidade de Saúde Coinma, a fim de qualificar o processo de ensino/aprendizagem. Desde 2010, passamos a redesenhar o Seminário de Campo da unidade, que passou a acontecer semanalmente com a participação de profissionais da equipe, dos residentes e acadêmicos de forma a discutir questões relacionadas à Atenção Primária à Saúde. Buscamos garantir uma composição multiprofissional ao espaço com um planejamento conjunto das temáticas de interesse dos participantes e de necessidades do serviço, sendo estas integradoras dos diversos núcleos profissionais. Também utilizamos a estratégia de promover visitas a outros campos (na área da saúde e intersetoriais) e convidar profissionais de outros locais para conhecer outras práticas e experiências de trabalho. A partir desta nova configuração do Seminário de Campo, houve a legitimação deste espaço na Unidade de Saúde com participação efetiva dos residentes dos dois programas, acadêmicos e dos profissionais da equipe, tornando-se um lugar de educação dos profissionais de saúde na Atenção Primária e evidenciando a integração ensino-serviço. As discussões, as visitas aos locais e os debates com convidados externos, neste formato, propiciaram a construção de um espaço rico e singular de ensino/aprendizagem, marcado por trocas, questionamentos e inquietações, construção conjunta de conhecimento e pelo resgate da potência do coletivo na qualificação da formação. Deste modo, consideramos essa ferramenta como importante e potente para a formação e qualificação da atenção dos profissionais em saúde, podendo esta experiência ser disseminada para outros serviços e unidades de saúde. Também apontamos a necessidade de manter tal estratégia e aprimorá-la com novos elementos e contribuições das trocas e aprendizagens obtidas neste período.