Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Seminário de campo: uma experiência potente no ensino multiprofissional na Atenção Primária em Saúde
Luciana Rodriguez Barone, Agda Henk, Aline Iara de Souza, Diana Alves Andrade, Diane Londero de Souza, Fernanda Scapin, Juliana Escobar, Luciane Kopittke, Mari Leonor Machado da Silva, Milena Rodrigues Agostinho, Miriam Pacheco, Neusa Izabel Rauber, Poliana Weber, Ricardo Fagundes, Vanessa Santana Gomes

Resumo


A residência Médica e a Multiprofissional estão inseridas nas equipes da atenção primária do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição com o propósito de formar especialistas na área de saúde da família e comunidade. Além das residências, estas equipes são campo de formação de acadêmicos das diversas áreas da saúde. Neste sentido, coloca-se o desafio às equipes de saúde de promover uma formação realmente integrada em saúde, reflexiva, crítica e adequada às diferentes realidades dos territórios. Logo, percebemos a necessidade de transformar alguns espaços de formação na Unidade de Saúde Coinma, a fim de qualificar o processo de ensino/aprendizagem. Desde 2010, passamos a redesenhar o Seminário de Campo da unidade, que passou a acontecer semanalmente com a participação de profissionais da equipe, dos residentes e acadêmicos de forma a discutir questões relacionadas à Atenção Primária à Saúde. Buscamos garantir uma composição multiprofissional ao espaço com um planejamento conjunto das temáticas de interesse dos participantes e de necessidades do serviço, sendo estas integradoras dos diversos núcleos profissionais. Também utilizamos a estratégia de promover visitas a outros campos (na área da saúde e intersetoriais) e convidar profissionais de outros locais para conhecer outras práticas e experiências de trabalho. A partir desta nova configuração do Seminário de Campo, houve a legitimação deste espaço na Unidade de Saúde com participação efetiva dos residentes dos dois programas, acadêmicos e dos profissionais da equipe, tornando-se um lugar de educação dos profissionais de saúde na Atenção Primária e evidenciando a integração ensino-serviço. As discussões, as visitas aos locais e os debates com convidados externos, neste formato, propiciaram a construção de um espaço rico e singular de ensino/aprendizagem, marcado por trocas, questionamentos e inquietações, construção conjunta de conhecimento e pelo resgate da potência do coletivo na qualificação da formação. Deste modo, consideramos essa ferramenta como importante e potente para a formação e qualificação da atenção dos profissionais em saúde, podendo esta experiência ser disseminada para outros serviços e unidades de saúde. Também apontamos a necessidade de manter tal estratégia e aprimorá-la com novos elementos e contribuições das trocas e aprendizagens obtidas neste período.