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Singularidades dos Projetos Políticos Pedagógicos e sua interface com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem
Resumo
A formação dos enfermeiros esteve durante muito tempo voltada para a atenção em técnicas enfatizando a doença em detrimento a subjetividade humana. No entanto, mudanças ocorridas no campo da saúde e a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) suscitaram questionamentos sobre a formação deste enfermeiro, seu perfil e sua adequação ao novo sistema de saúde. As instituições formadoras são pilares para o processo de mudança nesta formação devendo corresponder às necessidades que a sociedade sinaliza como essenciais. O estudo trata de uma pesquisa documental acerca das diretrizes curriculares para a graduação em enfermagem (DCNEF) no Brasil e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de Enfermagem de três Universidades de Fortaleza-Ce. Faz parte do projeto de pesquisa: Processo de formação em saúde como estratégia de melhoria do cuidado interdisciplinar e integral para o SUS, da Universidade Estadual do Ceará, fomentado pelo CNPq, com vigência de 2010 a 2013. Os princípios éticos da Resolução n° 196 de outubro de 1996 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde que regulamenta normas para a pesquisa que envolve seres humanos foram resguardados. Seu objetivo consistiu em analisar as interfaces existentes entre os PPPs dos cursos de graduação de Enfermagem e sua correlação com as DCNEF. Para análise foram empregadas técnicas usuais de análise de conteúdo. Primeiramente, procedeu-se a leitura flutuante dos documentos e a organização dos dados em quadros elaborados a partir dos núcleos de sentido extraídos a partir das DCNEF sendo preenchidos com as informações dos PPPs. Os quadros foram nomeados assim: 1. Perfil do egresso, 2. Competências e habilidades gerais e 3. Competências e habilidades específicas. Os resultados apontam que as escolas buscam sua aproximação com as diretrizes. O perfil profissional é definido como generalista contemplando processo saúde-doença. As competências e habilidades gerais incluem a atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração/ gerenciamento e educação permanente. As específicas consideram as práticas educativas e de saúde. A atenção integral e a responsabilidade social são mencionadas em todos os documentos analisados. No entando, a consolidação do SUS quanto aos recursos humanos ainda é um processo de construção considerando o PPP um documento inacabado. Acredita-se que pesquisas como estas contribuem para a temática e fomentam repercussões acerca da formação do enfermeiro.