Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Singularidades dos Projetos Políticos Pedagógicos e sua interface com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem
Ana Maria Maia Rodrigues, Maria das Graças da Silva Guerreiro, Danielle Christine Moura dos Santos, Raquel Mendes Celedônio, Consuelo Helena Aires de Freitas, Maria Salete Bessa Jorge

Resumo


A formação dos enfermeiros esteve durante muito tempo voltada para a atenção em técnicas enfatizando a doença em detrimento a subjetividade humana. No entanto, mudanças ocorridas no campo da saúde e a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) suscitaram questionamentos sobre a formação deste enfermeiro, seu perfil e sua adequação ao novo sistema de saúde. As instituições formadoras são pilares para o processo de mudança nesta formação devendo corresponder às necessidades que a sociedade sinaliza como essenciais. O estudo trata de uma pesquisa documental acerca das diretrizes curriculares para a graduação em enfermagem (DCNEF) no Brasil e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de Enfermagem de três Universidades de Fortaleza-Ce. Faz parte do projeto de pesquisa: Processo de formação em saúde como estratégia de melhoria do cuidado interdisciplinar e integral para o SUS, da Universidade Estadual do Ceará, fomentado pelo CNPq, com vigência de 2010 a 2013. Os princípios éticos da Resolução n° 196 de outubro de 1996 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde que regulamenta normas para a pesquisa que envolve seres humanos foram resguardados. Seu objetivo consistiu em analisar as interfaces existentes entre os PPPs dos cursos de graduação de Enfermagem e sua correlação com as DCNEF. Para análise foram empregadas técnicas usuais de análise de conteúdo. Primeiramente, procedeu-se a leitura flutuante dos documentos e a organização dos dados em quadros elaborados a partir dos núcleos de sentido extraídos a partir das DCNEF sendo preenchidos com as informações dos PPPs. Os quadros foram nomeados assim: 1. Perfil do egresso, 2. Competências e habilidades gerais e 3. Competências e habilidades específicas. Os resultados apontam que as escolas buscam sua aproximação com as diretrizes. O perfil profissional é definido como generalista contemplando processo saúde-doença. As competências e habilidades gerais incluem a atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração/ gerenciamento e educação permanente. As específicas consideram as práticas educativas e de saúde. A atenção integral e a responsabilidade social são mencionadas em todos os documentos analisados. No entando, a consolidação do SUS quanto aos recursos humanos ainda é um processo de construção considerando o PPP um documento inacabado. Acredita-se que pesquisas como estas contribuem para a temática e fomentam repercussões acerca da formação do enfermeiro.