Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Slogan fotográfico e a imagem da televisão universitária do Rio de Janeiro
Adir Maria Rodrigues de Oliveira Glüsing

Resumo


IntroduçãoO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio - IBGE/PNAD(2009) mostra os domicílios brasileiros com televisão: 95,7% e supera os domicílios com filtro de água: 51,4%. A televisão aparece como bem de consumo mais importante do que filtros de água. A Lei 8977/95 disponibilizou seis canais para veiculação gratuita de “Canais básicos”, entre eles, um canal universitário a ser compartilhado entre as universidades do município da área de prestação do serviço. No Brasil, 32,8 milhões têm acesso à TV por assinatura. A transmissão se dá através de sinais por diferentes tecnologias: meios físicos Cabo/TVC; por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais/MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite/DTH). No Rio de Janeiro, o Canal 11, NET, transmite a programação do Canal Universitário do Rio de Janeiro - UTV. A veiculação da programação da UTV está limitada à transmissão via cabo. Por uma “brecha” na Lei, somente a NET tem obrigação de transmiti-la, excluindo a transmissão de outros formatos. Assim, a UTV não é transmitida, por exemplo, pela SKY. Este canal, destinado às universidades, veicula programas educativos com o objetivo de difundir conhecimento e construir cidadania. Diante destas informações colocamos a questão: UTV – A que(m) se destina? ObjetivosFazer análise qualitativa do telespectador da televisão universitária – UTV/RJ e mostrar qual a imagem o telespectador constrói desta televisão.MétodoAnálise do “Fale conosco” de uma das associadas, e traçar o perfil do telespectador. O desenho de coleta e análise de dados, com base nos sujeitos da pesquisa, corresponde à interação discursiva: Para quem é a UTV? O que é a UTV? Porque da UTV? Correlacionado com a resposta do telespectador: Quem ele é? O que percebe? Porque vê a UTV?Segundo o conceito de montagem de Sergei Eisenstein, questão abordada: Qual a imagem da UTV?ResultadosResultados parciais apontam a UTV feita “por” e “para” universitários. Denominada de slogan fotográfico, esta imagem construída, é descrita, pelos telespectadores, como “Debate!” ou “Colcha de retalhos”. Observo que esta imagem não é de cada uma das treze associadas, é uma “montagem”, a união, é a UTV. O telespectador significa a programação, como um “imenso debate” ou como pedaços que compõe a mesma “colcha”.ConclusãoAlcance restrito somente a uma operadora: à cabo; a televisão universitária tem programas padrões e a união das associadas cumpre seu objetivo de difundir conhecimento; uma das imagens que o telespectador faz é: “Debate”!