Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Trabalho de Campo Supervisionado 1 (TCS-1): aproximando a formação médica do Sistema Único de Saúde Brasileiro- SUS.
Mauro Hygino Weinert Menegaz

Resumo


Autor: Mauro Hygino Weinert Menegaz.Orientadores: Lilian Koifman, Verônica Fernandez.Caracterização do problema: As mudanças trazidas pelo processo de consolidação do SUS têm requerido transformações na formação dos profissionais da área de saúde. Foi nesse contexto que se deram as discussões em torno da formação médica na Universidade Federal Fluminense (UFF).Descrição da experiência: O novo currículo, implantado em 1994, parte de uma crítica explícita ao modelo hospitalocêntrico e de especialidades médicas. Uma das propostas é o TCS-1, que objetiva integrar as disciplinas e inserir o aluno no contexto da prática médica de forma progressiva desde o início do curso, contribuindo para formar profissionais focados no atendimento integral do paciente e no trabalho em equipes multiprofissionais de saúde. A proposta sustenta-se na articulação ensino-serviço-comunidade, inserindo professores e alunos no serviço de saúde e atividades comunitárias de Niterói. Para aproximar o discente da realidade dos serviços e das populações, desenvolvem-se práticas de ensino/ extensão aumentando a compreensão do processo saúde-doença-cuidado. Outro objetivo é desenvolver a escuta e o diálogo, aproximando o futuro médico do paciente e demais profissionais da equipe de saúde. O TCS-1 ocorre no primeiro ano do curso; grupos de 10 alunos são orientados por um preceptor, que aprofunda um tema específico da área de saúde. O aprendizado se dá por meio do estudo de artigos científicos, documentários e filmes e é complementado com debates críticos, seguidos de visitas a campos. Os temas abordados são: bioética; saúde mental; uso e abuso de álcool; racionalidades médicas; infância; maternidade; saúde do adolescente; envelhecimento; gênero, sexualidade e saúde; redes sociais, saúde e mobilização popular; lixo, cidadania e saúde; pessoa com deficiência e saúde da mulher.Efeitos alcançados: O principal efeito da disciplina TCS-1 foi o estímulo ao olhar “complexo” sobre o usuário dos serviços de saúde, a partir do eixo de cidadania, e à formação de médicos humanizados com visão de mundo além da necessidade biológica do paciente.Recomendações: O presente relato de experiência visa recuperar o histórico e o contexto de construção do currículo de medicina da UFF refletindo o desenvolvimento a partir das experiências realizadas na disciplina TCS-1.