Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO EM TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO E APRNEDIZAGEM: RELATO DE PRÁTICAS E DE EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS
Núbia Beche, Maria Maira Picawy, Jorge Thums

Resumo


O objetivo desse trabalho foi de Integralizar e apresentar os referenciais teóricos e práticos organizados durante o processo acadêmico do desenvolvimento da Prática Supervisionada do Curso de Pós Graduação em Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem (TIEA) da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, realizado durante o ano de 2011, no município de Bento Gonçalves/ RS. Método: A “Pesquisa Participante” e “Estudo de Caso” foram utilizados para investigação qualitativa orientada pela contextualização social; a micro culturalidade da comunidade campo de pesquisa; a macro estrutura social e econômica que a determina; as vivências de cotidianeidade dos seus agentes constituidores; em cujas condições de totalidade, emergem possibilidades de intervenções de ações educativas por agentes externos que se incluem plenamente, construindo proposições alternativas às diferentes realidades encontradas. Foram realizadas atividades práticas com acadêmicos do Curso de Enfermagem e em atividades educativas desenvolvidas junto à comunidade bentogonçalvense, seja, em escolas ou com Profissionais da Saúde do município e região. Resultados: Foram realizadas dez aulas utilizando Técnicas Inovadora de Ensino Aprendizagem, um seminário sobre a Saúde do Trabalhador, uma oficina sobre Habilidades e Competências para professores da Faculdade e Escola Cenecista de Bento Gonçalves, uma Mostra de trabalhos científicos juntamente com as atividades da Semana de Integração do Curso de Enfermagem, bem como, foi elaborado e apresentado para os professores e colegas uma micro aula. Conclusão: Ao total mais de 500 pessoas participaram dessas atividades sendo mobilizadas para um Ensino e Aprendizagem Inovador, onde o professor é um mediador do processo e o aluno é alguém altamente envolvido, ativo, ator principal de seu processo de ensino e aprendizagem, crítico e transformador, onde ambos crescem juntos e buscam a construção de uma sociedade mais justa, preocupada com o presente e também com um futuro melhor e sustentável. O curso de TIEA foi altamente gratificante, não só, pelos novos aprendizados, mas também pelas trocas ricas de experiências entre professores e colegas das mais diversas áreas de conhecimento.