Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Um olhar ampliado sobre a Maternidade na formação em saúde.
Maria Martha de Luna Freire, Aline C. Sudo

Resumo


Novas práticas sociais relacionadas à maternidade, como as tecnologias de reprodução assistida, reformas nas políticas e legislação de adoção e gestações em mulheres de faixas etárias cada vez mais iniciais ou tardias, impõem abordagens ampliadas da questão no âmbito da formação em saúde. A disciplina Trabalho de Campo Supervisionado I (TCS I), oferecida a alunos do primeiro ano do curso de medicina da UFF, tem como objetivo refletir sobre as dimensões socioculturais do processo saúde-doença e a integralidade na atenção à saúde, constituindo portanto espaço privilegiado para introdução dessa perspectiva. Relata-se a experiência desenvolvida com um grupo de alunos na disciplina TCS I sobre o tema Maternidade, onde a partir de narrativas de vivências pessoais e problematização de situações concretas e simuladas, e intervenções observadas em serviços de assistência e organizações sociais, são discutidos e reformulados conceitos e práticas sobre gestação, parto, amamentação, gênero, papéis sociais e trabalho interdisciplinar em saúde, entre outros. Avaliações da experiência apontaram-na como desencadeadora de reflexões e rupturas de preconceitos e facilitadora de práticas médicas propícias à interdisciplinaridade e à integralidade no cuidado à maternidade, em especial a humanização do parto e do nascimento e o incentivo à amamentação. Recomendaram ainda a permanência do tema em TCS I e sua extensão ao conjunto dos alunos, lançando o desafio da revisão do atual modelo da disciplina.Referências: Koifman, Lilian. O modelo biomédico e a reformulação do currículo médico da Universidade Federal Fluminense. História, Ciências, Saúde — Manguinhos, vol. VIII (1): 48-70, mar.-jun. 2001. Mattos, Rubem Araújo de. Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a humanização das práticas de saúde. Interface, v.13, supl.1, p.771-80, 2009.