Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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RAZÕES DO INGRESSO E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE ESTACIO DE SÁ DE GOIÁS
Karolina Kellen Matias, Susane Rayanne Oliveira, Laricy Rodrigues Oliveira, Mariandrelle Goulart Martins

Resumo


O curso de enfermagem tem uma alta procura nas Instituições Superiores de Ensino e as expectativas profissionais são as mais diversas em um mercado que exige cada vez mais habilidades e competências e que se restringe frente ao grande número de Instituições Superiores e cursos de enfermagem que surgiram nos últimos tempos. Com o objetivo de investigar as razões do ingresso e as expectativas profissionais dos egressos do curso de enfermagem da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, realizou-se um estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa. Foram pesquisados 152 acadêmicos através de um questionário com questões fechadas. Os participantes pertenciam ao 8º período dos turnos matutino e noturno e destes, 56% apresentam como razão de ingresso a afinidade pelo curso de enfermagem, 63,3% dos acadêmicos pretendem passar em um concurso público quando terminarem o curso superior de enfermagem, 50% têm receio de não arrumar emprego e 52,2% sentem-se totalmente inseguros em relação aos conhecimentos que adquiriram para atuar profissionalmente. Os dados evidenciam que a empatia pela profissão determina a escolha profissional e o sistema público é o principal foco de trabalho para os concluintes. A insegurança quanto à inserção no mercado de trabalho e a atuação profissional figuram como fatores relevantes no cenário de conclusão do curso. Os resultados desta pesquisa nos permitem considerar que a formação direcionada ao sistema público, além de cumprir seu papel social e estar em concordância com as diretrizes curriculares nacionais, também supre as expectativas dos egressos, na medida que este é o seu principal foco. No entanto, a formação do enfermeiro para atuar em saúde pública precisa acompanhar as transformações no setor saúde, para intervenções práticas e melhoria da qualidade de vida da população. Vale lembrar, que nesta busca por qualidade na formação, se faz essencial utilizar o suporte representado pelos Projetos Pedagógicos de Curso e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Assim ressalta-se a necessidade sistemática de outras investigações que evidenciem corriqueiramente as fragilidades e fortalezas na formação para que possam ser corrigidas ou reforçadas no sentido de formar um enfermeiro bem preparado tecnicamente, mas também, ciente do seu papel como agente transformador da sociedade.