Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Uma foram diferente de lidar com a Degue
Gabriela Jesus Prado, Alyne Araujo, Mayanna Trindade

Resumo


O Dengue é um problema de saúde pública que acomete a população de todo mundo. Trata-se de uma doença infecciosa e sua transmissão ocorre através do mosquito denominado de Aedes aegypti. No Brasil, o vetor encontra condições socioambientais favoráveis para o seu crescimento. A Bahia é uma zona endêmica para dengue, sendo constante a notificação de casos durante todo ano. O processo educacional da população para a prevenção de casos vem sido bastante utilizado. A escola tem sido um espaço para divulgação de ações preventivas, a fim de estimular a co-responsabilização dos estudantes. Com o objetivo de desenvolver atividades de educação e saúde sobre dengue através da articulação da Unidade de Saúde e a Rede de Educação Básica pública do território, o D.S. de Pau da Lima desenvolveu em agosto de 2011 duas atividades educacional. As ações foram realizadas com alunos entre 4 até 14 anos da Educação Infantil ao 5º ano, durante dois turnos, totalizando 230 estudantes. A 1ª atividade - Agente Mirim e Caça ao mosquito, foi realizada com os estudantes de “Grupinho”, 1° e 2° série. Inicialmente um pequena história era contada aos escolares por um contador de historias e por um personagem fantasiado de mosquito. Durante a história as crianças expressaram conhecimento prévio sobre a temática, verbalizando a questão da água parada, o mosquito, alguns sinais e sintomas e medidas profiláticas. Porém, ainda foram percebidas certas dúvidas, como associação da transmissão da dengue a água parada e não ao vetor (mosquito). Após essa fase, os alunos eram convidados a caçar possíveis criadouros. As crianças referiam a relação dos criadouros com locais/objetos que tivessem água somente no momento da caça, não identificando que seriam locais de acúmulo de água futuro. A 2ª atividade- Jogo do Tabuleiro, participaram os alunos do 2°, 3°, 4° e 5° ano. Nesta ação os estudantes eram divididos em duas equipes e elegiam um representante do grupo para participar da ação. Foi utilizado um dado e conforme o numero do dado, o representa do o grupo respondia uma pergunta, caso acertasse progredia, caso não fica no mesmo local. Ganhava o jogo quem chegasse primeiro no final do tabuleiro. Foi observada uma interação significativa dos adolescentes. Os estudantes também mostraram que tinham conhecimento prévio sobre dengue e demonstraram dúvida quanto ao modo de transmissão. As atividades realizadas foram bem avaliadas pelos alunos, conforme participação e explanação ao final da ação.