Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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UMA INTRODUÇÃO AO SUS PARA OS RÉCEM INGRESSOS DE ENFERMAGEM
Iana Veronica Andrade Araujo, Laura Rangel Quintela, Maricarla Barbosa Cordeiro, Mariza Silva Almeida, Isadora dos Anjos Zottoli

Resumo


Caracterização do problema: Essa atividade foi realizada devido a uma necessidade detectada pelo grupo PET ENFERMAGEM (Programa de Educação Tutorial) da UFBA ao perceber que os recém ingressos do curso de enfermagem entravam na universidade com a percepção midiática do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante dessa realidade, o objetivo desta atividade foi promover espaços de reflexão e discussão acerca do SUS, para que seus princípios sejam norteadores durante a formação acadêmica. Descrição da experiência: Foi realizada sob a forma de encontros, que aconteceram durante três dias, com a participação de uma média de 32 estudantes. O primeiro dia da jornada foi composto por uma dinâmica de “Júri Simulado”, em que o grupo maior foi dividido em dois: um em defesa do SUS e outro em acusação ao SUS. Este espaço de aprendizagem se configurou como uma importante ferramenta de sustentação de diferentes pontos de vista, com agregação e compartilhamento de conhecimentos acerca do setor saúde na atualidade. O segundo dia da jornada foi seguido de uma visita técnica a um Hospital Escola da cidade do Salvador, acompanhado por uma Enfermeira da instituição, que explanou de forma sucinta a estrutura física local, assim como questões de funcionamento dos serviços prestados e das ações de Enfermagem. Por fim, no terceiro dia de atividade, participamos de um seminário sobre políticas públicas de saúde na Faculdade de odontologia da UFBA. Efeitos alcançados: Ao final da atividade, solicitamos uma avaliação escrita por parte dos recém-ingressos com a finalidade de que eles pudessem nos dar um retorno, bem como fazer críticas e opinar sobre a atividade desenvolvida. Nos relatos, houve uma quantidade considerável de estudantes que achou a atividade interessante e proveitosa. Houve também relatos de interesse pelo tema abordado, além de acharem que a atividade contribui para a formação profissional e pessoal, fomentando uma consciência crítica. Isso demonstrou o quanto a atividade foi produtiva e que conseguimos, com êxito, alcançar o resultado esperado. Recomendações: Acreditamos ser necessário que a comunidade acadêmica possa criar mais espaços de discussão, seminários e oficinas, que nos atualizem das dificuldades e dos avanços do SUS incentivando a nossa reflexão crítica, para assim nos estimular a pensar de que forma nós, estudantes, já podemos contribuir para a execução e consolidação do SUS.