Tamanho da fonte:
UMA INTRODUÇÃO AO SUS PARA OS RÉCEM INGRESSOS DE ENFERMAGEM
Resumo
Caracterização do problema: Essa atividade foi realizada devido a uma necessidade detectada pelo grupo PET ENFERMAGEM (Programa de Educação Tutorial) da UFBA ao perceber que os recém ingressos do curso de enfermagem entravam na universidade com a percepção midiática do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante dessa realidade, o objetivo desta atividade foi promover espaços de reflexão e discussão acerca do SUS, para que seus princípios sejam norteadores durante a formação acadêmica. Descrição da experiência: Foi realizada sob a forma de encontros, que aconteceram durante três dias, com a participação de uma média de 32 estudantes. O primeiro dia da jornada foi composto por uma dinâmica de “Júri Simulado”, em que o grupo maior foi dividido em dois: um em defesa do SUS e outro em acusação ao SUS. Este espaço de aprendizagem se configurou como uma importante ferramenta de sustentação de diferentes pontos de vista, com agregação e compartilhamento de conhecimentos acerca do setor saúde na atualidade. O segundo dia da jornada foi seguido de uma visita técnica a um Hospital Escola da cidade do Salvador, acompanhado por uma Enfermeira da instituição, que explanou de forma sucinta a estrutura física local, assim como questões de funcionamento dos serviços prestados e das ações de Enfermagem. Por fim, no terceiro dia de atividade, participamos de um seminário sobre políticas públicas de saúde na Faculdade de odontologia da UFBA. Efeitos alcançados: Ao final da atividade, solicitamos uma avaliação escrita por parte dos recém-ingressos com a finalidade de que eles pudessem nos dar um retorno, bem como fazer críticas e opinar sobre a atividade desenvolvida. Nos relatos, houve uma quantidade considerável de estudantes que achou a atividade interessante e proveitosa. Houve também relatos de interesse pelo tema abordado, além de acharem que a atividade contribui para a formação profissional e pessoal, fomentando uma consciência crítica. Isso demonstrou o quanto a atividade foi produtiva e que conseguimos, com êxito, alcançar o resultado esperado. Recomendações: Acreditamos ser necessário que a comunidade acadêmica possa criar mais espaços de discussão, seminários e oficinas, que nos atualizem das dificuldades e dos avanços do SUS incentivando a nossa reflexão crítica, para assim nos estimular a pensar de que forma nós, estudantes, já podemos contribuir para a execução e consolidação do SUS.