Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO. “FORMAÇÃO EM SAÚDE: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO ATIVA E DEMOCRÁTICA DO SUS”
Maria Lusivania Jesus Borges, Maria Angela Leite Chaves, Ademilde Machado Andrade, Josefa Lusitania Jesus Borges

Resumo


I - INTRODUÇÃO Tendo em vista as transformações atuais e considerando os avanços advindos da Reforma Sanitária e a institucionalização do Sistema Único de Saúde baseado nos princípios da Universalidade, Integralidade, Equidade torna-se um desafio para esse mesmo sistema fomentar e implementar modos de organizações e práticas de trabalho em saúde que contemple as diversidades e iniqüidades locais bem como, o conceito ampliado de saúde e seus determinantes sociais, garantindo ainda a participação popular e a formação de recursos humanos nas singularidades locais.Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju tem caminhado para consolidar-se como um espaço de acumulação de um conjunto de saberes e tecnologias na área da pedagogia, da pesquisa, da gestão em saúde, do controle social, da educação popular em saúde, da arte e educação, da formação e integração entre ensino-serviço em saúde para o desenvolvimento de recursos humanos visando o fortalecimento do SUS.Assim, ao articular as linhas estratégicas de suas ações, o CEPS tem atuado em torno de quatro eixos, dos quais, destaca-se a integração ensino-serviço em saúde pautada na fomentação e articulação de espaços de interação entre as academias e os serviços de saúde como um dos pilares para a conformação de coletivo, trazendo o cotidiano dos processos de trabalho com objeto de aprendizagem e de produção de novos conhecimentos.Da determinação em integrar cada vez mais ensino e serviço, O CEPS em parceria com a UFS elaborou, aprovou e está desenvolvendo Projetos PET Saúde: Saúde da Família (2ª edição), Vigilância em Saúde e Saúde Mental. Os Grupos PETS têm no II Seminário uma oportunidade de publicizar e destacar essa iniciativa, valorizando a produção dos estudantes, preceptores e tutores, além de fomentar a interdisciplinaridade e troca de experiências entre os PETS. OBJETIVOS: Geral: Contribuir para que a educação se vincule ao mundo do trabalho e as práticas sociais em saúde buscando caminhos que possibilitem a superação entre a dicotomização do conhecimento geral e conhecimento prático.Específicos: Contribuir para a valorização e desenvolvimento de sujeitos ativos e um sistema co-responsável no cuidar do outro;Fomentar no âmbito do Sistema Único de Saúde espaços de interlocução orientados para uma educação integral que permita o desenvolvimento de conhecimentos gerais e específicos, que não se restrinja ao saber-fazer e que valorize a formação do profissional generalista e a transdisciplinaridade.Refletir sobre a formação profissional em saúde com ênfase na graduação, nível técnico e pós-graduação;Editar CD com os trabalhos completos do evento em seus respectivos eixos temáticos;Apresentar as experiências desenvolvidas pelos trabalhadores de saúde, estudantes, pesquisadores, tutores, professores vislumbrando novas perspectivas e objetos de estudo. METODOLOGIA O seminário teve uma carga horária de 16hs distribuídas em mesas redondas, oficinas, sessões de pôster e comunicações orais resultantes de relatos de experiência, pesquisas científicas, sendo apresentados em forma de resumos e artigos completos. Os mesmos serão contemplados com os seguintes eixos temáticos: “Políticas Públicas em Saúde”, “Trabalho, Educação e Saúde”, “Educação Popular e Controle Social”, “Cuidado em Saúde e Produção da Integralidade” e “Formação Técnica Profissional para o SUS”. CONCLUSÃOComo resultado tivemos uma média de 728 inscritos e 608 participantes, entre trabalhadores, gestores, alunos, professores. O primeiro momento foi organizado por 02 mesas no período da manhã e 03 mesas no turno da tarde. O segundo dia foi organizado para apresentação de trabalhos. Sendo que foram inscritos 132 trabalhos oral ou em pôster, sendo que destes foi aprovado 76 em pôster e 46 oral.O segundo momento a tarde foi conformado em 10 Rodas de Conversar com os seguintes temas: O Trabalho em Equipe sob o Eixo da Integralidade Educação Técnica Profissional na Área da Saúde: Saberes e Competências,Iniciativas de Educação nos Serviços e nas Práticas de Saúde no SUS: O Olhar da Educação Popular em SaúdeResidências Multiprofissionais em saúde.O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning – PBL): um Caminho na Formação em Saúde? Conversando sobre o Pet SaúdeA Humanização como Política Transversal na Rede SUS AracajuO Direito a Saúde: O Desafio de Fazer Acontecer.A Educação dos Trabalhadores em Saúde: Valores Éticos e Políticos: Um Debate Necessário; Conversando sobre o Programa Saúde na Escola: Limites e Possibilidades.Assim consideramos que este momento foi de suma importância, potencializador e disparador de grandes mudanças uma vez que por meio de discussão dos temas pode-se refletir sobre o fazer, sobre tarefa rotineira e corriqueira que o cotidiano nos absorve, sendo necessário assim parar discutir com o coletivo, trazer novos atores para o centro, pensar e projetar novos fazer para fortalecimento de um SUS para todos, um SUS que constrói e desconstrói conceitos, um SUS que criar e que se inventa e reinventa para cumprir o seu papel de direito Universal, equânime, integral.