Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Uso de blogs como instrumentos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem na área da saúde
Marcos Roberto Torres Welter

Resumo


Introdução. A internet é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, e o contato com ela é cada vez mais precoce. Os blogs, dentro deste contexto, já têm um espaço considerável na rede. Objetivo. O objetivo deste trabalho é relatar o uso de blogs como instrumentos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem na área da saúde. Método. Este trabalho foi realizado na Universidade Federal do Pampa, entre 2010 e 2011. Pensando em dinamizar e potencializar as trocas de conhecimento, além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de disciplinas dos cursos da área de saúde do campus Uruguaiana, criamos os blogs: “Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia da Unipampa”, vinculado às disciplinas de Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia do curso de Fisioterapia da UNIPAMPA; e, “Objetos de Aprendizagem em Fisiologia Humana”, vinculado às disciplinas de Fisiologia Humana dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da UNIPAMPA. Nos blogs os professores e acadêmicos puderam trocar materiais didáticos e científicos, discutir casos clínicos, divulgar eventos e publicações da área, entre outros. Resultados. Um dos principais pontos positivos para utilização dos blogs como ferramenta de apoio à aprendizagem é que eles costumam ter uma linguagem bem cotidiana e prazerosa; neles não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos, o que tornou o aprendizado mais divertido para o aluno. Percebemos também que o blog aproximou professor e aluno, além de permitir a troca de ideias entre a turma, o que é um hábito extremamente saudável para a formação dos estudantes. Por fim, o uso do blog ampliou a dimensão da aula, utilizando uma ferramenta de uso cotidiano da maioria dos alunos, a internet, e tornou o trabalho visível, na medida em que houve interesse dos alunos em saber de tudo o que era publicado (até mesmo os comentários) no blog. Conclusões. Portanto, a utilização dos blogs educacionais possibilita aos alunos usufruírem de uma nova ferramenta de reflexão, análise, pesquisa e resolução de problemas; ferramenta esta que muitas vezes está presente no cotidiano dos alunos, embora sem um aspecto educacional; facilitando, assim, o processo de ensino-aprendizagem, com maior envolvimento dos estudantes do que normalmente ocorre no uso de outras metodologias mais tradicionais.