Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VÍDEO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO
Leilane Barbosa de Sousa, Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos, Ana Karina Bezerra Pinheiro

Resumo


Destacamos a educação como fator preponderante que visa à emancipação humana, qualidade de vida e redução da vulnerabilidade e riscos à saúde. Objetivou-se desenvolver, implantar e avaliar o resultado da utilização de um vídeo educativo centrado na promoção da saúde para o conhecimento da finalidade, periodicidade, cuidados pré-exame e atitude adequada quanto à prevenção do câncer de colo uterino. Pesquisa de avaliação, quase experimental, transversal e quantitativa. A amostra foi composta por 162 mulheres. As oficinas de apresentação do vídeo ocorreram em 12 encontros no mês de setembro de 2011. Utilizamos inquérito conhecimento, atitude e prática no pré e pós-teste.A amostra se caracterizou por adulto-jovens entre 25 e 59 anos (58,6%), detentoras de baixa escolaridade (até 9 anos de estudo - 63,7%) e baixa renda (até 1 salário mínimo – 61,1%, donas de casa (50%), casada ou em união estável (57,4%), católicas (66%) e de cor parda (70,4%). As mulheres do estudo apresentaram, em sua maioria, prática adequada quanto o exame de citologia (81,5%), periodicidade adequada de até três anos entre exames (71,3), com data de realização do último exame dentro do recomendado (média de 20,34 meses). Apesar das mulheres apresentarem uma prática adequada, o conhecimento antes da atividade educativa se mostrou insuficiente quanto a finalidade do exame que não a prevenção do câncer associada ao relato de não saber da finalidade (32,7%). A atividade educativa mediada por vídeo se mostrou eficaz quanto ao aumento do conhecimento da finalidade do exame decitologia (29,6 pontos percentuais) (p=0,001), aumento dos cuidados pré-exame citados, 2 ou 3 cuidados (22,2 pontos percentuais) ou 4 cuidados aumentou expressivamente (25,9 pontos percentuais) (p=0,000). Houve aumento do número de mulheres que relataram periodicidade adequada (13 pontos percentuais) com correlação significativa nas que referiram a periodicidade de 3/3 anos com dois exames normais (p=0,001). As informações veiculadas pelo vídeo educativo contribuíram para mudança de atitude das mulheres que após o vídeo elevaram os percentuais de atitude adequada (11,1 pontos). O motivo para a atitude adequado (prevenir o câncer de colo) aumentou 27,7 pontos percentuais (p=0,001). Concluímos que o vídeo educativo promove conhecimento da finalidade, periodicidade e cuidados pré-exame e atitude adequada quanto à prevenção do CCU.