Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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REFLEXÕES ACADÊMICAS A PARTIR DE UM NOVO CONTEXTO EM SAÚDE MENTAL COLETIVA: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Liciane Silva Costa, Tiago Sousa Paiva

Resumo


Caracterização do problema: Trata-se de um relato de experiência acerca das relações pedagógicas envolvidas na disciplina de Saúde Mental I do curso de bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Metodista, do IPA. Esta disciplina é ofertada no 6º semestre do curso, e através de seu Plano Pegagógico n estuda os elementos que envolvem a organização da atenção e a reorientação dos modelos assistenciais em saúde mental. Aborda, também, as diferentes concepções da loucura e a sua historicidade, uma vez que analisa a Reforma Psiquiátrica e as políticas públicas de saúde mental em um contexto coletivo e hospitalar. Insere, desta forma, o acadêmico em espaços de atenção em saúde mental, a partir de vivências nos serviços, na perspectiva de compreensão da rede e da problematização das práticas de cuidado em saúde mental.Descrição da experiência: A disciplina pauta-se no conjunto de conceitos teóricos alicerçadas com as Práticas discentes. São relacionados elementos teórico-práticos vivenciados pelo discente e refletidos em um contexto de Desinstitucionalização e da Reforma Psiquiátrica Brasileira.Os principais desafios observados ao longo da disciplina envolvem a reflexão acerca dos paradigmas e demais práticas institucionais que alicerçam a história da loucura. Como principal modelo pedagógico de ensino, centram-se as rodas de conversa, estimuladas a partir de diversos elementos subjetivos que o discente transmite através de suas vivências pessoais e profissionais. Ademais, busca-se o protagonismo do aluno, uma vez que entendemos a formação em saúde mental como um processo dinâmico e interativo. Feitos alcançados e recomendações: Como principais análises deste processo pedagógico, destacamos a percepção de saúde mental para além do contexto hospitalocêntrico, envolvida em uma proposta coletiva que abrange a Rede de saúde, o território e os principais atores (profissionais, alunos, professores e usuários dos serviços de saúde). Desta forma, temos por principal objetivo a formação de um profissional que esteja envolvido nos processos políticos e históricos em Saúde Mental, capaz de refletir e de pontuar suas práticas de cuidado a partir desta nova realidade. Relato de Experiência. Eixo: educação