Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA VIVÊNCIA COLETIVA
Estela Maris Gruske Junges, Raíssa Barbieri Ballejo Canto

Resumo


Caracterização do problema: O Projeto Vivência e Estágio na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), realizado a partir da parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS / Bacharelado em Saúde propôs aproximar os alunos de graduação com o Sistema Único de Saúde a fim de incentivar a convivência multiprofissional e o protagonismo estudantil, levando-se em consideração os aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o controle social e os processos de educação na saúde. Descrição da experiência: O projeto foi desenvolvido na cidade do Rio de Janeiro no período que compreende a 16 a 30 de janeiro de 2011 a partir da imersão dos estudantes na rede de atenção a saúde, entendendo-a de forma ampliada, não só como a articulação dos serviços, mas destes na relação com a rede e com os usuários residentes na cidade. Conheceu-se as inovações tecnoassistencias, como as Novas Clínicas de Saúde da amília, as Academias Cariocas, as Unidades de Pronto Atendimento e os ambientes e setores da Atenção Primária em Saúde a partir da ótica de 15 (quinze) estudantes de sete cursos distintos. As discussões a respeito das vivências ocorreram a partir das rodas de estudo, debates e reuniões durante a aplicação do projeto. Efeitos alcançados: O projeto propiciou o contato entre estudantes de graduação e a realidade do Sistema Único de Saúde, além de incentivar a convivência multiprofissional. As discussões a respeito das vivências ocorreram a partir das rodas de estudo, debates e reuniões durante a aplicação do projeto. Foram produzidos blogs que estão servindo como ferramenta de interação com o serviço, sociedade e o ensino. Recomendações: As experiências de vivência, enquanto dispositivo para aproximar os estudantes de graduação com o Sistema Único de Saúde precisam ser ampliadas a fim de melhorar a formação daqueles que serão os futuros agentes de mudança.