Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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REGULAÇÃO ATRAVÉS DO SISREG EXPERIÊNCIA NAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA CAP 2.2
Carla Gozlan Prutchi, Flavia Maria Leal Niobey, Conrado Norberto Weber Junior

Resumo


REGULAÇÃO ATRAVÉS DO SISREGEXPERIÊNCIA NAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA CAP 2.2A Área de Planejamento 2.2 é composta pelos bairros do Alto da Boa Vista, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Praça da Bandeira, Tijuca e Vila Isabel e dispõe de 9 Unidades de Atenção Primária (UAP) com acesso ao SISREG - Sistema de Regulação informatizado. Esse levantamento foi realizado através dos dados obtidos no próprio sistema, acessado pelo Coordenador Geral de Saúde da área, através de login e senha específica para cada unidade sob sua responsabilidade, com a finalidade de acompanhar a implantação e ampliação do uso desta ferramenta. O monitoramento dos pedidos é feito de forma contínua com o objetivo de aprimorar o sistema e otimizar o uso das vagas disponibilizadas. Outro objetivo é identificar as maiores pendências e dar visibilidade aos desequilíbrios entre demanda e oferta de alguns procedimentos.Foram analisadas as solicitações aprovadas, negadas, devolvidas, canceladas e pendentes, considerando a totalidade da CAP, e identificadas as maiores pendências de 2010 e de 2011 em fila de espera e regulação. Considerando o total das solicitações inseridas no SISREG verificamos que o percentual de aprovações chega a 76% em 2010 e a 57% em 2011.Houve um aumento de 92% no total de solicitações ao SISREG com a oferta crescente de consultas e procedimentos. Isso representa mais acesso do cidadão aos serviços, de forma mais democrática e justa. O decréscimo do percentual de aprovações, comparando 2010 com 2011, demonstra que ainda ocorre demora para o agendamento de grande parte dos procedimentos e consultas.A regulação através do SISREG III trouxe grande avanço para a organização da assistência secundária e terciária no Município do Rio de Janeiro, melhorando o acesso dos residentes em áreas desprovidas destes serviços. A informatização do processo permite identificar e quantificar as deficiências, mas ainda há necessidade de aprimorar certos aspectos, o que é natural diante do tamanho e da complexidade da rede de saúde.