Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VIVENCIANDO A PRÁTICA DE ENSINO EM UMA ESCOLA TÉCNICA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Guilherme Augusto Borgert

Resumo


A disciplina Prática de Ensino II foi ministrada na quarta série do curso de enfermagem e possuiu carga horária de 264 horas aula, desenvolvidas ao longo do ano letivo. As atividades desenvolvidas nos campos de prática foram realizadas em um centro estadual de educação profissional da região oeste do Paraná no ano de 2011. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na disciplina de prática de ensino destinada a alunos de curso técnico em enfermagem. Metodologia: Foram realizadas observações, co-participações e regência, utilizando como recursos a televisão pendrive, projetor multimídia e aulas dialogada de acordo com os conteúdos já programados dentro do curso técnico. Além das aulas teóricas em sala de aula, foram ministradas aulas práticas em laboratório. Assim o conteúdo apresentado na teoria, em seguida era apresentado na prática, permitindo que os alunos pratiquem logo após a demonstração, possibilitando responder as duvidas durante a realização da prática dividindo-os em grupos. Resultado: Essa prática em uma escola técnica foi uma oportunidade de aprendemos como acontece à prática docente, desde seu preparo, até o desenvolvimento em sala de aula, nos permitiu estabelecer relação entre teoria e prática também com os alunos e enfrentar dificuldades no ambiente escolar, quando temos que preparar aula para alunos de diferentes idades e interesses de aprendizado.